11 de setembro: 19 anos dos atentados terroristas nos EUA

Foi no dia 11 de setembro de 2001 que aconteceram uma série de ataques suicidas coordenados, matando 2 996 pessoas usando quatro aviões sequestrados por 19 membros da al-Qaeda. Dois aviões caem no World Trade Center em Nova Iorque, um terceiro cai no Pentágono, Condado de Arlington, Virgínia, e um quarto em um campo perto de Shanksville, Pensilvânia. Os ataques ou atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda.

Na manhã daquele dia, dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova York matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos.

O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no Condado de Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C.. O quarto avião caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns de seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos. Quase três mil pessoas morreram durante os ataques, incluindo os 227 civis e os 19 sequestradores a bordo dos aviões. A esmagadora maioria das vítimas eram civis, incluindo cidadãos de mais de 70 países.

O dia também ficou marcado quando em  1973 um golpe militar no Chile, liderado pelo general Augusto Pinochet, derruba o presidente democraticamente eleito Salvador Allende. Pinochet exerce poder ditatorial até ser destituído por um plebiscito em 1988, permanecendo no poder até 1990.

Notícias ao Minuto

Nascimentos: artes

1965 – Moby, DJ, cantor de músicas eletrônicas estadunidense.

1979 – Cameron Richardson, atriz norte-americana. (Foto)

Notícias ao Minuto

Nascimentos: personalidades e figuras importantes

1940 — Brian De Palma, diretor de cinema norte-americano. (Foto)

1966 – Princesa Akishino, herdeira do trono japonês.

1980 – Antonio Pizzonia, automobilista brasileiro.

Mortes:

1973 — Salvador Allende, político chileno (n. 1908).

1987 — Peter Tosh, músico jamaicano (n. 1944).

Acontecimentos históricos:

1916 — O vão central da ponte de Quebec desaba, matando 13 trabalhadores.

1941 — Inicio das construções do Pentágono.

1973 — Um golpe militar no Chile liderado pelo general Augusto Pinochet derruba o presidente democraticamente eleito Salvador Allende. Pinochet exerce poder ditatorial até ser destituído por um plebiscito em 1988, permanecendo no poder até 1990.

2001 — Os Ataques de 11 de setembro, uma série de ataques suicidas coordenados, matando 2 996 pessoas usando quatro aviões sequestrados por 19 membros da al-Qaeda. Dois aviões caem no World Trade Center em Nova Iorque, um terceiro cai no Pentágono, Condado de Arlington, Virgínia, e um quarto em um campo perto de Shanksville, Pensilvânia.

2011 — Inaugurado o Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro no 10.º aniversário dos Ataques de 11 de setembro.

2012 — A embaixada dos Estados unidos em Bengasi, na Líbia, é atacada, resultando em quatro mortes.

Feriados e eventos:

Dia do Cerrado.

Fonte: Wikipedia