A surpresa na lavoura do produtor Jorge Pedro Frare, de Doutor Camargo, no Paraná, aumentou a expectativa de uma safra cheia
“O produtor rural deve atentar pelo que tem domínio e caprichar ao máximo no que pode fazer. O resto é com o tempo”, diz o produtor Jorge Pedro Frare, de Doutor Camargo, na região Norte do Paraná.
E se depender do clima dos últimos meses, a safra vai ser cheia.
Nos últimos dias, Jorge Frare viralizou nos grupos de Whatsapp com um pé de soja gigante. A planta, que tem 1,80 metro de altura, deixou os amigos curiosos e o produtor para lá de animado.
“No ano passado, nós sofremos muito com a estiagem. Foi um ano em que as plantas atingiram 15 centímetros, 30 centímetros. Então, entrar em uma lavoura e tirar um planta deste tamanho deixa a gente para lá de animado”, afirma o produtor, que planta soja desde os anos 1970.
Expectativa de safra cheia
Sob influência do La Niña, os produtores rurais do Paraná estão enfrentando problemas há duas safras.
Jorge Frare conta que, no ano passado, colheu 35 sacas de soja por alqueire (12 sacas por hectare), apenas um quarto do que prevê para o ciclo atual. “Neste ano, o clima ajudou. Choveu no momento certo, e a lavoura está muito bonita. Nossa expectativa é colher 150 sacas por alqueire [cerca de 61 sacas por hectare]”, diz o agricultor, que cultiva 193 hectares em Doutor Camargo.
No ano passado, o Paraná produziu apenas 12,048 milhões de toneladas de soja. Nesta safra, a produção está estimada em 21,467 milhões de toneladas, uma alta de 78%.
“Nós torcemos por uma colheita cheia. O produtor merece, além da soja, nós sofremos com o milho também. E os custos de produção subiram demais, especialmente no último ano. O produtor precisa colher bem, até para ter um estimulo para continuar plantando”, afirma.
Soja gigante
Sobre a planta gigante, o produtor diz que não fez nada de diferente na lavoura neste ano.
“É resultado do clima. O investimento e o uso de fertilizante, de adubo, foi o mesmo. O solo também está muito bom, a lavoura está muito bonita”.
Jorge diz que, na foto que viralizou, ele contou 112 vagens.
Apesar do tamanho, a soja gigante do Paraná não está perto da maior planta de soja do mundo, que também é brasileira.