Estar atento aos sinais do corpo pode ser crucial para salvar vidas em caso de problemas cardíacos. Para ajudar na prevenção, o agregador de blogues Huffpost consultou os médicos Abha Khandelwal, Roger Blumenthal e Nikhil Sikand, que destacaram os principais sintomas que devem ser observados.
Um dos sinais mais comuns é a dor e pressão na zona do peito, que pode indicar a angina, causada pelo acúmulo de placa nas artérias e que pode antecipar um ataque cardíaco. De acordo com Roger Blumenthal, é fundamental que o paciente entre em contato com o médico assim que perceber esse tipo de desconforto.
Outro sinal importante é a dor no pescoço ou nos ombros, que pode ser acompanhada de pressão no peito e ser um sintoma mais comum em pessoas mais velhas. Já a dificuldade para respirar durante atividades comuns do dia a dia, como arrumar o jardim ou trocar uma lâmpada, também deve ser motivo de alerta, segundo Abha Khandelwal.
Por fim, Nikhil Sikand destaca que problemas gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas e fadiga, podem estar associados a um ataque cardíaco, embora alguns pacientes possam não apresentar sintomas tão evidentes. A atenção aos sinais e a prevenção são fundamentais para a saúde do coração.