Em 1930, o Dr. Karl Landsteiner ganhou o Prêmio Nobel por desenvolver o sistema de grupos sanguíneos ABO, o método de classificar os tipos de sangue. É importante saber qual seu tipo sanguíneo na hora de receber ou doar sangue. Uma incompatibilidade pode causar uma reação do sistema imunológico, o que, por sua vez, pode resultar em complicações como insuficiência renal, coagulação sanguínea e, em casos mais extremos, morte.
Felizmente, as sofisticadas técnicas de testes atuais limitaram esses incidentes. No entanto, pesquisas sugerem que há ligações entre o tipo sanguíneo e várias doenças diferentes. Isso significa que conhecer o tipo do seu sangue também pode te alertar para certos tipos de doenças, como esclerose múltipla ou diabetes. Para saber mais sobre seu tipo sanguíneo e os riscos relacionados à saúde, clique na galeria a seguir.
Como o tipo sanguíneo é determinado –
Assim como a cor dos olhos, o tipo sanguíneo é transmitido geneticamente pelos pais. Os tipos sanguíneos são determinados pela presença ou ausência de certos antígenos, que podem desencadear uma resposta imune se forem expostos a substâncias estranhas ao corpo.
ABO e os tipos sanguíneos mais comuns –
O sistema de grupo sanguíneo ABO classifica os tipos sanguíneos de acordo com os diferentes tipos de antígenos nos glóbulos vermelhos e anticorpos presentes no plasma. Ao lado do estado do antígeno RhD, eles determinam qual tipo sanguíneo corresponderá a uma transfusão segura.
Grupo A –
A superfície dos glóbulos vermelhos desse tipo de sangue contém antígeno A, e o plasma tem anticorpo anti-B. Anticorpos anti-B atacam células sanguíneas que contêm antígeno B.
Grupo B –
Em pessoas com tipo sanguíneo B, a superfície dos glóbulos vermelhos contém antígeno B, e o plasma tem anticorpo anti-A. Anticorpos anti-A atacam células sanguíneas que contêm antígeno A.
Grupo AB –
Os glóbulos vermelhos têm antígenos A e B nesse tipo sanguíneo, mas o plasma não contém anticorpos anti-A nem anti-B. Pessoas com tipo AB podem receber qualquer tipo de sangue ABO.
Grupo O –
Em pessoas com sangue tipo O, o plasma contém anticorpos anti-A e anti-B, mas a superfície dos glóbulos vermelhos não contém nenhum antígeno A ou B. Qualquer tipo sanguíneo ABO pode receber esse tipo de sangue.
O fator Rh ou fator Rhesus –
Alguns glóbulos vermelhos têm o fator Rh ou antígeno. Se os glóbulos vermelhos contêm o antígeno Rh, são Rh positivos. Se eles não contêm, então são Rh negativos.
Teste para tipo sanguíneo –
Um exame de sangue pode determinar o tipo sanguíneo de um indivíduo. Em um laboratório, o sangue é misturado com três substâncias diferentes para ver como elas reagem. Cada substância conterá anticorpos A ou B, ou fator Rh. Observar essas reações permitirá ao técnico identificar o tipo sanguíneo de uma pessoa.
Cardiopatia –
Pesquisas mostram que pessoas com tipo sanguíneo O têm menor risco de doença cardíaca coronariana. Os especialistas ainda não sabem o motivo, mas alguns acreditam que pode ser porque outros tipos sanguíneos tem mais probabilidade de ter colesterol mais alto e maiores quantidades de uma proteína que está ligada à coagulação.
Memória –
Um pequeno estudo mostrou que pessoas com tipo sanguíneo AB são mais propensas a desenvolver problemas de pensamento e memória, o que pode levar à demência.
Expectativa de vida –
As chances de você viver mais são maiores se você tiver sangue tipo O. Especialistas acreditam que isso se deve principalmente a um menor risco de doenças cardíacas e nos vasos sanguíneos.