Um dos maiores medos de quem ainda não se convenceu sobre as vantagens do carro elétrico diz respeito às baterias. Não é raro aparecer em conversas rotineiras sobre o assunto as perguntas: “Mas e se a bateria estragar? Aí tem que jogar o carro todo fora?”.
Apesar de o componente ter realmente um valor elevado, independentemente do modelo ou marca do carro, essas afirmações não chegam nem perto de serem verdadeiras. E agora, por conta de uma novidade da JAC Motors no Brasil, ambas têm tudo para se tornarem mitos do passado.
A montadora chinesa, uma das primeiras do país asiático a chegar em nosso mercado, anunciou que já está em funcionamento no Brasil o Laboratório de Recuperação de Baterias. A intenção é possibilitar o reparo das baterias dos carros elétricos por meio da substituição das células defeituosas e, assim, tornar o serviço mais acessível e o ecossistema mais sustentável.
“Estamos revolucionando a manutenção de veículos elétricos. O laboratório de recuperação de baterias substitui apenas as células com defeito, reduzindo drasticamente os custos e tornando o serviço mais acessível. Mais do que uma inovação técnica, é um avanço que coloca a sustentabilidade no centro do setor”, resumiu Sergio Habib, presidente da montadora.
Troca das baterias custa “metade do carro”
Em contato com o CT Auto, a JAC Motors confirmou que o laboratório de recuperação de baterias já está funcionando em São Paulo, prioritariamente para atender aos clientes da marca.
Não há, porém, ao menos por enquanto, qualquer impeditivo em relação aos clientes com carros de outras marcas que queiram procurar o laboratório da JAC para orçar o conserto das baterias de seus veículos elétricos.
Apesar de não revelar o preço médio do custo do reparo das células de baterias de carros elétricos, a JAC Motors estimou que o serviço será bem mais barato do que a troca do pack completo. Segundo a marca, a substituição de todo o sistema poderia chegar a até 55% do valor total do carro.Processo promete reduzir o descarte e, também, o valor do consserto das baterias, hoje bastante elevado (Imagem: Divulgação/JAC Motors)
Segundo Nicolas Habib, COO da JAC Motors Brasil, o trabalho do Laboratório de Recuperação de Baterias de Carros Elétricos terá papel fundamental para assegurar maior proteção ao meio-ambiente: “Em um ano, vamos evitar o descarte de mais de 15.000 kWh de baterias”, garantiu.
Passo a passo para recuperar uma bateria de carro elétrico
Confira abaixo como é feito esse processo de recuperação das células defeituosas nas baterias de carros elétricos no laboratório da JAC Motors. São apenas 4 passos.
- Identificação das células danificadas: É utilizado um equipamento de alta precisão – multímetro, para medir a capacidade das células e identificar o núcleo com baixa voltagem;
- Remoção do núcleo defeituoso: O núcleo defeituoso é removido com o auxílio de uma serra-copo, serrando apenas a área necessária para extraí-lo. A seguir, ele é substituído por um novo;
- Soldagem a laser: Agora, é realizada uma soldagem a laser para conectar o novo núcleo ao conjunto de células do módulo reparado;
- Balanceamento das células: O módulo é colocado em uma balanceadora que carrega o novo núcleo na mesma voltagem das células existentes. Todo o processo leva, em média, três dias por módulo.