O estudo, publicado no jornal acadêmico Mayo Clinic Proceedings, mostrou que o sal pode levar à obesidade e à inflamação, que são fatores de risco para a doença
Um estudo da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, sugere que o consumo de sal pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. O estudo, publicado no jornal acadêmico Mayo Clinic Proceedings, mostrou que o sal pode levar à obesidade e à inflamação, que são fatores de risco para a doença.
A pesquisa analisou dados de 402.982 pessoas do UK Biobank. Durante uma média de 11,9 anos de acompanhamento, foram registrados 13.120 casos de diabetes tipo 2.
As pessoas que usavam sal nas refeições “às vezes”, “geralmente” ou “sempre” apresentaram um risco 13%, 20% e 39% maior de desenvolver a doença, em comparação com aquelas que nunca ou raramente usavam o ingrediente.
O consumo frequente de sal foi associado a um índice de massa corporal (IMC) e uma relação cintura-quadril superiores, o que sugere que o sal pode levar ao consumo de maiores porções nas refeições.
A diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta todas as idades e ambos os sexos. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, que pode levar a complicações graves, como doenças cardíacas, derrame e cegueira.
Recomendações para reduzir o consumo de sal
Para reduzir o consumo de sal, é importante:
Ler os rótulos dos alimentos e escolher produtos com baixo teor de sal;
Evitar adicionar sal às refeições;
Utilizar ervas e especiarias para temperar os alimentos;
Lavar os alimentos em água corrente antes de cozinhá-los;
Evitar alimentos processados e industrializados.