Coca-Cola usa IA para criar novo sabor, Y3000

Tecnologia foi utilizada para desenvolver perfis de sabores e combinações; a empresa não descreve o novo sabor em nenhum de seus materiais oficiais. A bebida vem em duas variedades: regular e zero

Por Redação Época NEGÓCIOS

Coca-Cola lançou nesta terça-feira (12) um refrigerante de edição limitada criado com IA. A bebida “Coca-Cola Y3000” foi anunciada pela empresa como “o primeiro sabor futurista co-criado com inteligência humana e artificial”.

Segundo a companhia, o sabor da bebida Y3000 foi desenvolvido em um processo de duas etapas. Primeiro, os pesquisadores da Coca-Cola coletaram as “principais preferências e tendências de sabores para entender como os consumidores imaginam e pensam que será o futuro”, disse um representante da empresa à CNBC Make It. Depois, essa informação foi processada pelo sistema de inteligência artificial da Coca-Cola para ajudar a desenvolver perfis de sabores e combinações.

A Coca-Cola não descreve o gosto do novo sabor em nenhum de seus materiais oficiais. A bebida vem em duas variedades: regular e zero (sem açúcar).

A IA também foi usada para desenvolver a embalagem futurística da bebida. “Queremos celebrar a ideia de todos sobre como será o futuro”, disse a diretora sênior de estratégia global da Coca-Cola, Oana Vlad, em um comunicado à imprensa.

A empresa ainda vai lançar uma linhas de roupas para acompanhar o novo sabor. A empresa fechou parceria com a marca de luxo Ambush para lançar uma coleção neste outono.