Você sabia? Apple também faz iPhone no Brasil

A serviço da Apple, a Foxconn faz iPhones em Jundiaí (SP); com a guerra tarifária entre EUA e China, será que esses iPhones serão exportados?

Nem todo iPhone vendido no Brasil é importado. A serviço da Apple, a Foxconn monta modelos em Jundiaí (SP). Lá, a empresa taiwanesa monta iPhones das linhas 14, 15 e 16. Quais são os modelos importados? Os Pro.

A produção local de iPhone começou em 2011 no Brasil. E é totalmente voltada ao mercado brasileiro, informou a Apple ao G1. Ou seja, os iPhones feitos no Brasil são produzidos para serem vendidos aqui.

Conforme a guerra tarifária entre EUA e a China esquenta, circulam especulações sobre se a Apple vai investir na fabricação dos seus aparelhos em outros países (afinal, a empresa já faz isso). Isso porque o país asiático concentra 80% da fabricação de iPhones.

Com o tarifaço de Trump, a Apple vai exportar iPhones feitos no Brasil? Empresa responde

G1 assuntou com a Apple sobre a possibilidade da empresa passar a exportar aparelhos montados no Brasil. Em resposta, a empresa disse não comentar sobre especulações.

Mão de homem segurando isolado Apple iPhone 15 Pro Max com tela inicial IOS 18 na tela
Os únicos modelos de iPhone vendidos no Brasil que são importados são os Pro (Imagem: DenPhotos/Shutterstock)

Frente ao tarifaço de Trump, a Apple pretende produzir mais iPhones no Brasil? O G1 também perguntou isso. E a empresa respondeu: não existem planos para isso no momento.

Afinal, quantos modelos de iPhone a Foxconn produz em Jundiaí a serviço da Apple? Essa foi outra pergunta do G1. A resposta: a Apple não divulga números locais. E a empresa taiwanesa não respondeu os pedidos de comentário.

  • Vale mencionar: a Foxconn não trabalha exclusivamente a serviço da Apple. Em outras palavras, a empresa atende outras marcas de tecnologia.

Países afetados pelas tarifas de Trump são pilares da cadeia de produção do iPhone

Desde 2018, quando Trump impôs tarifas à China pela primeira vez, a Apple acelerou a realocação de parte de sua produção. A empresa transferiu linhas de montagem de iPads e AirPods para o Vietnã. E iniciou a fabricação de iPhones na Índia.

Silhuetas de Xi Jinping e Donald Trump na frente de bandeiras da China e dos Estados Unidos, respectivamente
Guerra tarifária entre China e Estados Unidos aumenta especulações sobre cadeira de produção da Apple (Imagem: amagnawa1092/Shutterstock)
  • Nos últimos anos, esses países se tornaram pilares da cadeira de produção de aparelhos da Apple;
  • Índia produz de 10% a 15% dos iPhones, segundo a consultoria Evercore ISI (via CNBC);
  • Vietnã é responsável por cerca de 20% da produção de iPads e 90% dos vestíveis (Apple Watch e AirPod), de acordo com a consultoria.

Na primeira etapa do tarifaço de Trump, Vietnã e Índia foram alvos de tarifas de importação altas – 46% e 26%, respectivamente. Agora, na segunda etapa, essas tarifas caíram (temporariamente) para 10%. A ver os próximos capítulos.