Encontradas em abundância na internet, as receitas de misturas com ingredientes alimentícios não são realmente eficazes e podem até causar acidentes.
Por Júlia Putini, g1
Parecem inofensivas, com um ótimo custo-benefício e fáceis de fazer, mas as misturinhas para limpeza nem sempre — aliás, quase nunca — são a melhor opção. Também conhecidas na internet como “cleaning hacks”, termo em inglês que pode ser traduzido livremente como truques de limpeza, elas são feitas com ingredientes que todo mundo, em geral, tem em casa, como limão, vinagre e bicarbonato de sódio.
Os três são as grandes estrelas das fórmulas feitas por quem se aventura nesse mundo e, frequentemente, aparecem combinados entre si. Mas será que funcionam? Oferecem algum risco para a saúde?
De acordo com André Bernardo, diretor-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Química (AABEQ), é possível que os ingredientes tenham uma boa ação de limpeza individualmente, mas a mistura nunca é indicada.
“Ou porque vai inativar algum desses ingredientes ou porque, em alguns casos, pode liberar algo tóxico”, afirma.
Laura Marise, doutora em biociências e biotecnologia, diz que, apesar de terem custo mais elevado, os produtos comerciais são mais seguros. “Quando a gente tem um produto comercial que veio de uma indústria, ele tem a eficácia e segurança testadas”, diz Laura.
⚠️ Alerta: mesmo os produtos químicos de limpeza, porém, também não devem ser misturados entre si. Há o risco de causarem sérias intoxicações, como no caso de uma estudante de Mato Grosso que foi parar no hospital após tentar limpar o banheiro.
Abaixo, veja as principais perguntas e respostas sobre cada um dos ingredientes.
Vinagre
O vinagre não tem a capacidade de tirar mofo, hidratar o cabelo ou higienizar alimentos. — Foto: Reprodução/Pexels
💬 Quais usos são indicados nas receitinhas? Os reels e vídeos no Tik Tok indicam que serve para desoxidar superfícies metálicas que estejam com sinais de ferrugem, tirar mofo e até hidratar o cabelo. É comum a indicação para uso como desinfetante, por causa da sua composição ácida. Spoiler: não funciona.
E hidrata o cabelo? De acordo com Luciana Passoni, médica especialista em cuidados com os cabelos, transplante capilar e tricologia, o vinagre tem um pH muito diferente do cabelo e pode até manchar a cor, por penetrar na cutícula. “Pode dar um brilho instantâneo no cabelo, um brilho fake, mas pode causar irritação no couro cabeludo porque é ácido”, diz.
Segundo a médica, o ácido acético pode também dar a falsa sensação de controle da oleosidade, mas causa um efeito rebote, aumentando a produção de sebo e provocando descamação do couro cabeludo.
Não vale a pena de jeito nenhum usar vinagre. Até água fria é melhor [para dar brilho]. Com o dinheiro do vinagre mais cinco reais você pode comprar um creme bom.
— Luciana Passoni
🔬 Qual a ciência por trás? Vinagre é o nome comercial do nome ácido acético. Por causa do pH ácido, como o nome indica, ele possui a propriedade de desinfecção, mas é fraco, e só cumpre bem essa função se aquilo que vai ser limpo, como frutas ou vegetais, forem imersas no líquido puro, sem diluição.
Como usar de maneira eficiente? Pode ser efetivo para tirar o amarelado de roupas, já que é abrasivo, e amaciar roupas quando misturado na água durante a lavagem, tirando resíduos do sabão que endurecem os tecidos. Além disso também é usado para fazer a desinfecção de vegetais, mas essa não é a maneira mais efetiva de higienizá-los.
Os trabalhos que analisaram [esse tipo de limpeza] falam de concentrações de 3 ou 5%. Traduzindo: eu conseguiria fazer a desinfecção se eu deixasse de molho no vinagre puro.
— André Bernardo
Por essa razão, é mais recomendado fazer a limpeza com hipoclorito de sódio a 2,5%, substância efetiva para desinfectar alimentos por ser mais concentrada. Ele é disponibilizado gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.
Também é comum ver a recomendação de usar vinagre para tirar mofo de superfícies, mas isso não o eliminará completamente. “Ele não tem ação da desinfecção, ação biocida, de remover microrganismos”, explica Bernardo.
As pessoas às vezes misturam vinagre com bicarbonato ou limão, que não é uma mistura tóxica, mas se for feita num recipiente pequeno ela pode explodir porque forma gás carbônico, então sempre faça num recipiente aberto.
— Laura Marise
Limão
O limão é bastante usado para tirar ferrugem de superfícies metálicas. — Foto: Reprodução/Pexels
💬 Quais usos são indicados nas receitinhas? Tiktokers e instagrammers sugerem a associação com o bicarbonato. A fruta é supostamente usada para limpar superfícies engorduradas (do fogão ao box do banheiro) e também para tirar ferrugem, já que, assim como o vinagre, é ácido.
🔬Qual a ciência por trás? O limão tem em si o ácido cítrico, que é menos concentrado do que o vinagre e por isso não possui a capacidade de desinfecção, mas serve para desoxidar substâncias metálicas, tirando ferrugens e devolvendo o brilho.
Ambos são ácidos orgânicos, fracos, porque não machucam por meio da simples manipulação.
— André Bernardo, diretor presidente da AABEQ
Como usar de maneira eficiente? Como um ácido ainda mais leve do que o vinagre, é eficaz para tirar as manchas esbranquiçadas que ficam em torno de torneiras. Segundo Laura Marise, isso aparece por causa do calcário, um mineral contido na água e que se acumula ao longo do tempo nas superfícies sujeitas à umidade.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é bastante usado associado ao vinagre ou ao limão. Essa mistura libera gás carbônico, causando uma efervescência, mas por si só não é capaz de desentupir ralos ou limpar suoerfícies. — Foto: Reprodução/Pexels
💬 Quais usos são indicados nas receitinhas? A recomendação é aplicar a substância para tirar cheiros impregnados em utensílios domésticos de armazenamento de comidas e bebidas, como potes, garrafas térmicas e geladeiras. Também é comum usá-lo como desentupidor de ralos quando associado ao vinagre. Spoiler: a mistura causa uma efervescência e por isso aparenta fazer efeito, mas também não funciona.
“Misturar bicarbonato com vinagre ou limão faz espuma de gás carbônico e as pessoas acham que a espuma vai limpar, mas não é abrasiva o suficiente para desentupir nada. Isso está estragando os dois que poderiam agir fazendo algo se usados separados”, diz Bernardo, que também é professor de Engenharia Química da UFSCAR.
🔬Qual a ciência por trás? O bicarbonato tem pH alcalino, eficiente para quebrar moléculas de gordura, tornando-a solúvel em água. Por isso, faz sentido usá-lo como um desengordurante, já que ele favorece essa ação.
Como usar de maneira eficiente? Para tirar odores desagradáveis e gorduras. Segundo André Bernardo, o que causa o cheiro ruim de comida estragada é o enxofre. Muitas vezes esse cheiro fica na geladeira e nos potes de comida, lugares úmidos. Como o bicarbonato absorve a umidade, ele carrega junto os gases que estão no recipiente.
No entanto, vale ressaltar que existem produtos comerciais feitos especificamente para cada uma dessas funções. Além de serem devidamente testados e aprovados pelas agências regulatórias, em casos de acidentes eles possuem um rótulo discriminando todas as substâncias ali contidas, o que facilita o atendimento por um profissional da saúde.