Traje pega princípio de tecnologia mostrada em Duna (converter umidade em água potável) e o aplica na urina dos astronautas
Inspirados pelo universo de Duna, criado por Frank Herbert, cientistas da Weill Cornell Medicine e da Universidade Cornell desenvolveram um traje espacial capaz de filtrar urina, transformando o excremento dos astronautas em água potável
As equipes de pesquisa e design de ambas as instituições publicaram um artigo sobre o traje espacial no periódico científico Frontiers.
Confira abaixo um resumo sobre o traje espacial que filtra urina:
- Como funciona: O traje espacial tem um sistema de cateter externo baseado em vácuo, que leva a uma unidade de osmose reversa. Esse sistema é carregado nas costas dos astronautas e transforma a urina em água reutilizável, o que é vital para missões de longa duração no espaço;
- Futuro do traje espacial: Ele foi projetado pensando nas futuras missões espaciais da NASA – por exemplo: a Artemis II e Artemis III, que envolvem voos orbitais e pousos no polo Sul da Lua. Os trajes também poderiam ser usados em missões tripuladas a Marte no início da década de 2030;
- Atualmente, na NASA…: A agência espacial não adotou este novo design de traje para suas missões programadas. Outros designs de trajes espaciais já foram aprovados para missões lunares em colaboração com a Axiom Space.
- Possível (?) integração no futuro: Embora o traje espacial pensado pelos cientistas não tenha sido adotado oficialmente pela NASA, a incorporação do sistema de filtragem de urina nos trajes aprovados pela agência espacial é possível. E poderia ser uma adição valiosa.
De Duna para a realidade: os trajes espaciais que filtram urina
No universo de Duna, os trajes capturam umidade e a transformam em água potável enquanto soldados navegam pelo mundo deserto de Arrakis. O traje desenvolvido pelos cientistas parte deste princípio, mas o aplica no xixi dos astronautas.
O traje tem um “cateter externo baseado em vácuo que leva a uma unidade de osmose reversa combinada”, que os astronautas carregam nas costas, explica a autora principal do estudo e membro da equipe de pesquisa, Sofia Etlin, num comunicado.
Os pesquisadores projetaram o traje com futuras missões espaciais da NASA em mente – por exemplo: Artemis II e Artemis III, que orbitarão a Lua e pousarão no polo Sul do satélite natural ao longo dos próximos dois anos.
Pensando mais além, os trajes espaciais que filtram xixi também podem ser usados para a missão espacial tripulada a Marte no começo da década de 2030.
Leia mais:
Trajes espaciais que filtram xixi são promissores, mas…
Apesar do traje ter potencial de utilidade provavelmente bem-vindo por astronautas, é importante frisar dois pontos:
- Por ora, a NASA não adotou oficialmente o novo design de traje espacial da Weill Cornell Medicine e da Cornell University para suas próximas missões espaciais;
- No caso das missões lunares, a NASA e a Axiom Space já aprovaram um design de traje espacial – que não é o desenvolvido na pesquisa em questão.
Porém, a incorporação do sistema de filtragem de urina pensado pelos cientistas a trajes já chancelados pela NASA não é impossível. Os astronautas agradeceriam.
OLHAR DIGITAL