Asteroide de 10 metros ficará temporariamente preso à gravidade da Terra.
Pesquisadores descobriram que um pequeno asteroide chamado 2024 PT 5 fará uma órbita ao redor da Terra a partir deste mês, agindo temporariamente como uma espécia de ‘mini lua‘ antes de viajar para outras partes do Sistema Solar.
Carlos de la Fuente Marcos e Raúl de la Fuente Marcos, da Universidad Complutense de Madrid, Espanha, descobriram o pequeno asteroide em agosto pelo Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ou Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System), que detecta objetos menores próximos à Terra com risco de colisão.
Eles suspeitaram que o objeto não estava em rota de colisão com a Terra, mas sim com chance de ficar preso à gravidade do planeta por um tempo.
Asteroide será ‘mini lua’ temporária
- Os pesquisadores notaram que o asteroide é pequeno, com apenas 10 metros de diâmetro;
- Ao observar seu tamanho, velocidade e caminho atuais, a dupla conseguiu calcular seu caminho nos próximos meses;
- Eles descobriram que ele chegaria perto o suficiente da Terra para ficar temporariamente preso à sua gravidade;
- Segundo o estudo, a ‘mini lua’ dará uma volta completa na Terra, levando 53 dias — começando no final de setembro e partindo em meados de novembro.
Ao observar o caminho, os pesquisadores também puderam estimar a origem do 2024 PT 5: o cinturão de asteroides de Arjuna, composto de muitos asteroides que orbitam ao redor do sol. O artigo sobre a descoberta foi publicado no periódico Research Notes of the AAS e também descreve como a Terra pode “capturar” asteroides próximos regularmente.
Publicidade
Vale mencionar que pesquisas anteriores também mostraram que asteroides podem cair em trajetórias elípticas parciais ou completas ao redor da Terra. Em 2006, por exemplo, outro pequeno asteroide circulou a Terra por quase um ano, destaca o Phys.org.