Já parou para notar como muitas vezes a pele do rosto ainda está firme enquanto no pescoço grandes vincos ou flacidez denunciam a idade? Muitas pessoas costumam negligenciar os cuidados com a região no dia a dia, dando mais atenção a face ou ao restante do corpo. Exposta e sem proteção, ela acaba sofrendo danos mais rapidamente, porém alguns hábitos aceleram ainda mais esse processo.
“Essa região tem a pele mais fina e delicada. Conforme o passar dos anos e diante de uma exposição constante de luz solar, o colágeno vai sendo danificado, deixando a estrutura dele mais frouxa e aumentando a característica de pele envelhecida. Além disso, a estrutura microscópica do pescoço e do colo tem uma quantidade menor de anexos, como pelos e glândulas. Essas estruturas oferecem, de certa forma, um fator protetor no nosso envelhecimento”, explica Elisete Crocco, dermatologista e coordenadora do departamento de Cosmiatria da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
A luz solar, carregada de raios ultravioleta A, é um dos fatores que mais colaboram para o envelhecimento precoce do local. Os raios UVA penetram profundamente na pele, danificando a derme, onde estão os tecidos que dão elasticidade. Por isso, assim como o rosto, essa região tão sensível necessita de proteção.
É preciso criar o hábito do uso do protetor solar todos os dias pela manhã nessas áreas de exposição crônica como é o pescoço, que ficam para fora da camiseta. Protetor com FPS acima de 50 seria o indicado. E caso haja exposição solar de praia ou piscina, reaplicar a cada três horas.
Camila Oliveira Alvarenga, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP)
Imagem: Getty Images
Uso do celular influencia
Um outro comportamento moderno tem influenciado bastante no envelhecimento precoce do local, atingindo também pessoas mais jovens. A flexão do pescoço durante o uso dos smartphones e computadores, principalmente notebooks que possuem telas mais baixas, tem criado rugas lineare… – Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/06/02/saiba-como-retardar-o-envelhecimento-precoce-do-pescoco.htm?cmpid=copiaecola