Passageiros são impedidos de descer de navio em Salvador após 68 testarem positivo para Covid-19; Réveillon de cruzeiro seria em Ilhéus

Nas últimas 24h, foram confirmados 56 casos entre tripulantes e 12 entre passageiros, segundo informações da Anvisa.

Por g1 BA

Passageiros do navio Costa Diadema, que está no Porto de Salvador, estão impedidos de desembarcar na cidade por causa de um surto de Covid-19 dentro da embarcação nesta quinta-feira (30). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nas últimas 24h, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

Ainda segundo a Anvisa, a operação da embarcação em Salvador não foi autorizada. Com isso, estaria proibido o embarque e desembarque de viajantes até que seja finalizada a investigação do surto de Covid-19, que está em andamento.

A embarcação saiu do porto de Santos, na segunda-feira (27), e teria como próxima parada o porto Ilhéus, onde o cruzeiro faria a noite de Réveillon no sul da Bahia, que enfrenta temporais e enchentes neste mês de dezembro.

São 3.836 viajantes, sendo 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros. Os casos da Covid-19 foram detectados após protocolo de testagem estabelecido pela Anvisa. A embarcação segue no porto de Salvador sob supervisão sanitária da Anvisa.

Passageiros de navio que está em Salvador estão com Covid-19 — Foto: Rildo de Jesus/TV Bahia

Passageiros de navio que está em Salvador estão com Covid-19 — Foto: Rildo de Jesus/TV Bahia

O navio aportou em Salvador às 8h. Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que acompanha a situação de casos da Covid-19 no navio atracado no porto de Salvador. Equipes da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Estado, bloquearam o desembarque dos passageiros e têm adotado medidas de segurança de acordo com os protocolos sanitários.

Durante a manhã desta quarta, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, já havia informado sobre os casos confirmados da doença no navio.

“Nós estamos cada vez mais recebendo mais notificações de pacientes com Covid-19 dentro do navio que está para aportar em Salvador. Já são 56 e por isso nós estamos bloqueando neste momento, junto com o governo do estado e com a Sesab [Secretaria de Saúde do Estado], nós estamos bloqueando a descida desses passageiros por conta da alta contaminação deste navio até nós termos toda a segurança. Nós vamos bloquear, do ponto de vista sanitário, o desembarque desses passageiros até que tenhamos total segurança”, disse por meio de áudio enviado à imprensa.

Surto de Covid-19: passageiros são impedidos de descer de navio em Salvador

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.493.0_pt_br.html#goog_102744893–:–/–:–

g1 entrou em contato com a assessoria da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que disse que não tem informações sobre o caso.

Já a Contermas, que administra o Novo Terminal Marítimo de Salvador, disse ao g1 que está preparada e agindo conforme os protocolos definidos em Plano de Contingência aprovado pela Anvisa, e aguarda a liberação das autoridades sanitárias para iniciar as operações normais de embarque e desembarque de passageiros, caso assim seja definido pelas autoridades.

temporada de cruzeiros marítimos foi iniciada em Salvador no dia 7 de dezembro deste ano, com o atraque do primeiro transatlântico no porto da capital, que foi a primeira embarcação do tipo a aportar em Salvador desde março de 2020.

Em Santos, o MSC Splendida alterou o roteiro inicial e atracou às pressas no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, devido aos casos de Covid-19 registrados em tripulantes e passageiros nesta quinta-feira. A escala não programada ocorreu em meio ao cruzeiro de Réveillon, que partiu do próprio Porto de Santos e que teria a virada do ano no Rio de Janeiro.