A Microsoft divulgou a data de encerramento do seu suporte ao Windows 10, o que também vale para o Microsoft 365 (antigo Office)
A Microsoft divulgou a data de encerramento do seu suporte ao Windows 10: 14 de outubro de 2025. Consequentemente, o antigo Office está com seus dias contados no sistema operacional. Mas há uma ressalva importantíssima.
O comunicado publicado pela Microsoft nesta semana sobre isso diz o seguinte: “Os aplicativos do Microsoft 365 não terão mais suporte após 14 de outubro de 2025 em dispositivos [com] Windows 10. Para usar os aplicativos do Microsoft 365 em seu dispositivo, você precisará atualizar para o Windows 11.”
Na página de FAQ sobre o encerramento do suporte ao Windows 10, consta o seguinte: “Os aplicativos do Microsoft 365 não serão suportados no Windows 10 quando ele atingir o fim do suporte em 14 de outubro de 2025, porque o sistema operacional não atenderá mais aos requisitos de sistema para aplicativos do Microsoft 365. Para continuar com suporte, você pode prosseguir atualizando seu dispositivo para o Windows 11 ou configurando a assinatura existente em qualquer computador novo que você comprar.”
Entenda o que realmente vai mudar após o encerramento do suporte ao Microsoft 365 no Windows 10
Ao bater o olho nos trechos destacados acima, você pode pensar que os programas do antigo Office (Word, Excel, PowerPoint) vão parar de rodar no Windows 10 a partir de 14 de outubro. Não é bem assim. O que vai mudar a partir deste dia: não vai dar mais para atualizar o Microsoft 365 no Windows 10.
- Por que isso importa: sem atualizações, o usuário não vai poder acessar novos recursos nem aprimoramentos de recursos já lançados – e algumas ferramentas podem parar de funcionar.
Aliás, a partir do dia em questão não vai dar mais para atualizar o Windows 10 como um todo. É como se 14 de outubro fosse o dia marcado para o sistema operacional oficialmente se aposentar. Não à toa, é exatamente esse o termo usado no comunicado publicado pela Microsoft.
Atualização do Windows
No mesmo comunicado, a Microsoft reforça que dá para atualizar do Windows 10 para o Windows 11 de graça. Mas essa, digamos, oferta é por tempo limitado – e a postagem não informa até quando ela vai valer.
Além disso, existem as seguintes ressalvas:
- Não vai dar para migrar para o Windows 11 em computadores fabricados antes de 2017;
- Empresas poderão fechar acordos com a Microsoft para seus computadores com Windows 10 continuarem recebendo atualizações de segurança, mas isso terá custo;
- Pessoas também poderão contratar um programa de suporte estendido para Windows 10 – ele custa US$ 30 (aproximadamente R$ 181 na conversão atual) e cobre apenas um ano.
Você pode saber mais sobre como atualizar para o Windows 11 de graça nesta página da Microsoft.
OLHAR DIGITAL