O aplicativo do Gmail (para Android e iPhone) vai usar o Gemini para considerar o contexto das conversas antes de sugerir respostas
O Google lançou uma atualização para o aplicativo do Gmail para Android e iOS cujo objetivo é deixar respostas automáticas menos robóticas e genéricas. O update faz parte da estratégia da big tech em tornar o Gemini, seu modelo de inteligência artificial (IA), uma peça central do Workspace (antigo G Suite), do qual o Gmail faz parte (mais sobre isso no final desta nota).
A novidade acrescenta a capacidade de entender contexto à funcionalidade “resposta inteligente” do Gmail, lançada em 2017. Em suma, esse recurso sugere respostas a e-mails. E agora “vai oferecer respostas mais detalhadas para capturar totalmente a intenção da sua mensagem”, considerando o conteúdo da conversa por e-mail (leia-se: contexto), segundo o Google.
- Traduzindo e simplificando: o Gmail vai usar o Gemini para considerar o contexto da conversa antes de sugerir respostas. E as respostas sugeridas serão mais completas e menos genéricas, segundo o Google.
‘Resposta inteligente’ do Gmail fica (em tese) mais inteligente com Gemini
Os usuários podem visualizar o texto de cada uma das respostas inteligentes sugeridas e selecionar a opção que melhor se adapta às suas necessidades ou estilo de escrita. As respostas sugeridas podem ser editadas ou enviadas imediatamente.
A ideia é que isso economize tempo e melhore a variedade de respostas automatizadas disponíveis, que costumam ser robóticas e/ou genéricas. O recurso atualizado até coloca saudação e despedida na sugestão de resposta.
No entanto, existem duas ressalvas sobre o novo recurso presente na atualização do Gmail:
- Chega apenas para assinantes do Gemini (planos Business, Enterprise, Education, Education Premium e Google One AI Premium);
- A princípio, está disponível apenas em inglês, como costuma acontecer com qualquer recurso lançado por big tech que envolva IA generativa e texto.
Gemini vai fazer parte do ‘Office do Google’ (para quem paga)
O Google anunciou que o Gemini vai fazer parte do seu “pacote Office”. Isso significa que a inteligência artificial da empresa vai estar entre os serviços oferecidos pelos planos do Workspace, como Gmail, Drive e Docs.
Detalhe importante: esta novidade vale apenas para pessoas e empresas que pagam para usar serviços do Workspace. Até então, era preciso comprar à parte um complemento do Gemini para usar sua versão mais avançada junto ao antigo G Suite.
- É como se algo considerado adicional passasse a fazer parte do pacote – no caso, dos planos Business e Enterprise (veja aqui o que cada um oferece).
OLHAR DIGITAL