O casal Fabrícia dos Santos, 41 anos, e Ademir Rodrigues dos Santos, 42 anos, contou que a mandioca foi plantada há cerca de três anos e ficou surpreso com a colheita.
Por Gabriel Mazim* e Viviann Barcelos, g1 ES
Imagine ir à horta para fazer uma colheita e se deparar com uma mandioca de mais de 2,5 metros de comprimento. Isso aconteceu na manhã do último sábado (11), em Jaguaré, na Região Norte do Espírito Santo (veja foto acima). A surpresa foi inusitada até para os meeiros Fabrícia Santos e Ademir Rodrigues Santos, que registraram o momento em foto, mostrando o tubérculo muito maior do que a altura do casal.
“Até hoje, essa foi a maior. Foi só essa mandioca que a gente colheu deste tamanho”, disse Fabrícia.
De acordo com a meeira, ela estava preparando um caldo de mocotó quando pediu ao seu marido que colhesse uma mandioca para usar na receita. Ao tentar tirar uma das raízes da terra, Ademir precisou voltar para pedir a ajuda da esposa. Quando os dois finalmente conseguiram, ficaram surpresos com o tamanho da colheita.
“A gente planta só para consumo, pra gente comer. Usamos só pra fazer bolo, pra gente em casa. A gente não mexe com nada, não”, comentou.
A colheita foi realmente inusitada e especial. De acordo com Fabrícia, a mandioca tinha 24 quilos e 210 gramas e media 2,6 metros.
O único registro é uma foto que mostra o casal ao lado da mandioca. Isso porque, logo após a colheita, eles se deliciaram com a fartura.
“A gente pegou ela, cortou e dividiu pra todo mundo. Já dei pra todo mundo. Aqui em casa só tem um pedacinho dela”, comentou Fabrícia.
Casos não são incomuns no ES
Por falar em mandiocas gigantes, outros tubérculos já chamaram atenção devido ao seu tamanho no Espírito Santo. É o caso da mandioca colhida pelo morador Edmilson Caldeira Dias, de 40 anos, no dia 27 de junho no bairro Cidade Pomar, na Serra, Grande Vitória.
A mandioca colhida por Edmilson pesava 25,089 quilos e precisou ser levada para a pesagem com a ajuda de um carrinho de bebê, deixando a cena ainda mais inusitada.
Uma planta também chamou atenção em Iconha, no Sul do Espírito Santo, no dia 8 de agosto deste ano. Trata-se de uma cana que tinha quase nove metros e foi colhida na propriedade do produtor rural Luiz Carlos Cypriani.
Já em Linhares, no Norte do estado, um produtor rural colheu uma goiaba de 1,126 kg em uma chácara. O responsável por encontrar a fruta gigante foi Sebastião Pereira. O mais inusitado ainda é que essa não é a primeira vez que frutas e legumes gigantes são colhidos no estado, que já teve casos de mandioca de 25 kg e cana de 9 metros de comprimento.
“As pessoas dizem não acreditar”, afirmou o produtor. Para provar a ocorrência do fato inusitado, Sebastião mandou uma foto da fruta em uma balança, indicando o peso da goiaba. Trata-se de um fruto do tipo Tailandesa, ou Suprema, que não é comum no Brasil e tem a capacidade de chegar a 800 gramas.
A goiaba gigante pesa 1,126kg — Foto: Divulgação/Sebastião Pereira
Seria esta a maior goiaba colhida no Espírito Santo? Sebastião também ficou com essa dúvida e resolveu fazer pesquisas na internet, porém não encontrou nada no estado. Durante a pesquisa, no entanto, Sebastião encontrou apenas uma goiaba em Santa Catarina pesando 1,1 kg. Portanto, a fruta do produtor rural capixaba tem 26 gramas a mais.
Mas, para chegar a tal peso, é preciso ter cuidado. “Irrigação frequente, adubação a cada dois meses e fazer as podas certinhas, são oito ou nove”, ensinou o produtor.
*Essa matéria foi produzida por Gabriel Mazim, residente de Jornalismo na Rede Gazeta, e contou com a supervisão de Viviann Barcelos.