Fala AI: mudança radical da Meta facilitará disseminação de notícias falsas

Meta está mudando seu sistema de moderação de conteúdo para um modelo de “notas da comunidade”, que pode arriscar verificação de fatos

A Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp, anunciou nesta terça-feira (07) mais uma mudança radical em sua política de moderação de conteúdo, que pode ter profundas implicações para a disseminação de informações falsas nas redes sociais.

A principal alteração é o fim do programa de verificação de fatos por terceiros. No lugar, a empresa adotará um sistema de “notas da comunidade”, similar ao modelo implementado pelo X (antigo Twitter). Segundo a big tech, essa mudança visa promover a liberdade de expressão e reduzir a censura de conteúdos legítimos.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, explicou a decisão: para a empresa, os verificadores de fatos “têm sido muito politicamente tendenciosos e destruíram mais confiança do que criaram”. Além disso, o sistema anterior removia conteúdos considerados inofensivos com frequência, em boa parte por razão ideológica. A decisão da Meta coincide com uma mudança ideológica mais ampla dentro da big tech, marcada pela aproximação com figuras políticas conservadoras, incluindo o presidente eleito Donald Trump.

Sobre o assunto, conversamos com Roberto Pena Spinelli, que é físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial.

OLHAR DIGITAL