O dólar à vista fechou em alta ante o real nesta quinta-feira, em sintonia com o exterior, onde a divisa manteve ganhos ante outras moedas de países emergentes, em meio às negociações entre o governo dos EUA e o Congresso para a expansão do teto da dívida do país e à divulgação de novos dados da economia norte-americana.
O dólar à vista fechou o dia cotado a 4,9687 reais na venda, com alta de 0,69%.
Na B3, às 17:22h20 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,69%, a 4,9840 reais.
No início do dia, os mercados de moedas já repercutiam a expectativa por um acordo sobre a dívida nos EUA. Na quarta-feira, o presidente norte-americano, Joe Biden, e o principal republicano do Congresso, Kevin McCarthy, disseram que estavam determinados a chegar a um acordo e iniciariam negociações diretas sobre o limite de dívida de 31,4 trilhões de dólares.
A leitura dos investidores foi de que a possibilidade de calote na dívida pelos EUA diminuiu ainda mais. Isso deu força a divisas como o real brasileiro, o peso mexicano e o peso chileno.
Além disso, os dados da economia norte-americana elevaram a percepção de que o Federal Reserve manterá os juros elevados por mais tempo, o que favorece o dólar ante as demais divisas.
Fonte: Reuters
