Seu saldo bancário vai te agradecer por planejar com antecedência
Já se foi o tempo em que as compras da Black Friday aconteciam em apenas um dia por ano e que os compradores invadiam seus shoppings favoritos num frenesi coletivo de caça a descontos. A crescente popularidade das compras pela internet mostra que a busca pelas melhores ofertas é frequentemente feita online e as lojas (físicas e virtuais) estão estendendo suas ofertas para semanas de Black Friday. Mas mesmo as regras para compras mudando, a necessidade de comprar de forma inteligente não mudou.
Expectativa da Black Friday –
Black Friday promete muito: os incríveis descontos em itens imperdíveis, a emoção de fazer os melhores negócios, o brilho de satisfação em desempacotar toda a sua recompensa suada.
Realidade da Black Friday –
A realidade de ir pra loja nem sempre corresponde à expectativa: filas enormes, descontos desanimadores, pessoas mal-humoradas e lamentáveis compras por impulso são mais comuns do que a gente imagina.
Economizar ou esbanjar? –
Hoje, os varejistas fazem promoções estendidas da Black Friday, o que dificulta saber quando começar (ou parar) de gastar. Não caia na tentação de comprar no primeiro sinal de desconto!
Compras multicanal –
As pechinchas da Black Friday agora vão muito além das lojas físicas, em que as pessoas faziam filas nas portas. Mesmo os compradores mais cautelosos podem ser pegos pelo buzz das promoções online.
Descubra quanto você pode pagar –
Antes de começar a fazer compras na Black Friday, faça as contas de quanto você pode gastar. Faça uma lista do que você pretende comprar para si mesmo e para os outros, e quanto você pode razoavelmente pagar. Estabeleça limites absolutos e se atenha a eles.