A onda de calor, com temperaturas até 5°C mais quentes que a média, aliado a baixa umidade do ar e a estiagem, formam o ambiente ideal para queimadas florestais. No Pantanal, 168 bombeiros estão distribuídos pelo bioma para fazer a prevenção e combate aos incêndios.
Informativo de incêndios florestais elaborado pelo Cemtec/MS aponta para queda de 62,6% nos focos de calor registrados no Pantanal este ano, na comparação com o ano passado. Já no cerrado, os focos de calor cresceram 14%, mas a área queimada deve redução nos dois biomas.
Em compensação a área queimada na rede do Amolar, considerada área protegida, cresceu 100%, passando de 25 hectares queimados em 2022, para 2.150 até setembro deste ano. Em unidades de conservação e terras indígenas houve queda na área queimada neste ano, comparado a 2022.
O relatório ainda aponta que em 2022 o Corpo de Bombeiros atendeu 3.748 ocorrências de incêndios florestais, volume 13,55% menor que as 3.240 atendidas até 17 de setembro deste ano.
Operação dos bombeiros ocorre desde junho
O Corpo de Bombeiros iniciou operação de combate a incêndios florestais em junho de 2023, com atuação de todo o efetivo da corporação. A previsão é que a Operação Pantanal se estenda até dia 23 de novembro deste ano.
Chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, a Tenente-Coronel Tatiane Dias de Oliveira Inoue, explica que no dia 18 de setembro foram detectados e monitorados 35 focos de calor, sem detecção de focos ativos (incêndio florestal).
“No momento estamos realizando ações preventivas nas zonas de amortecimento dos parques estaduais porém, se necessário, as guarnições serão deslocadas para uma resposta imediata no caso de foco ativo confirmado”, conta ela.
A operação na região do Pantanal conta com os militares das unidades de Corumbá, Coxim, Aquidauana e Porto Murtinho, mais os militares designados especificamente para a Operação Pantanal, totalizando 168 bombeiros distribuídos por todo o Bioma.
“No início de cada ciclo, as guarnições se reúnem no Centro de Proteção Ambiental – CPA, e são distribuídas conforme demanda em todo território estadual”, destaca a tenente-coronel.