Termogênico e antioxidante natural, o chá de canela é muito simples de ser feito, mas pede atenção no consumo; entenda
Chá de canela: confira benefícios e modo de preparo — Foto: Shutterstock
Além de um ótimo tempero para diferentes receitas, a canela pode ser também consumida como chá e trazer uma série de benefícios para seu organismo. Em entrevista ao Receitas, a nutricionista Yasmin Gonzalez explica que a canela possui compostos bioativos e polifenóis que, em parceria com uma boa alimentação e prática de exercícios físicos, ajudam na nossa saúde.
“Esses composto bioativos presentes na canela são responsáveis pela ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana. E como isso ajuda a nossa saúde? Hoje, todos nós temos uma vida extremamente agitada: a gente se estressa, come alimentos que não são saudáveis… Com isso, produzimos radicais livres em excesso e, quando temos esse excesso, temos um estresse oxidativo das células. E esse estrese oxidativo é que vai realmente levar as doenças cardiovasculares, diabetes, câncer…” explica a especialista em nutrição.
“Ah, então se eu tomar um chá de canela e vou resolver a minha vida? Claro que não. A gente precisa ter um estilo de vida saudável, alimentação saudável — baseada em comida de verdade — e praticar atividade física. Aí sim a gente adiciona os chás na nossa vida”, aconselha a nutricionista.
Por ter também propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo, Yasmin indica o consumo de até duas xícaras de chá por dia, no período da manhã ou da tarde e até antes de atividades físicas.
“É bom só evitar realmente à noite. Para pacientes gestantes, a gente não usa nenhum tipo de chá”, alerta Yasmin. O preparo do chá de canela é bem simples: usando o processo de decocção, você deve adicionar um pau de canela para 240 mililitros de água e deixar ferver por dois minutos. Confira:
Ingredientes
Chá de canela
- 1 pau de canela
- 240 mililitros de água
Modo de Preparo
Chá de canela
- 1Ferva a água com a canela por dois minutos.
- 2Verta a água em uma xícara e espere amornar para consumir.
Você pode usar a canela também para infusionar com outros sabores, como hibisco, chá verde, dente-de-leão, cinteira asiática ou cavalinha.
“Fervi a minha água, uns 240 mililitros de água, com uma canela em pau. Eu posso então colocar por cima de uma colher de sobremesa de uma dessas ervas que citei anteriormente por dois a quatro minutinhos. Depois eu coo e eu vou ter um chá que vai estar aromatizado com canela e outras ervas”, sugere Yasmin.