O engenheiro Luciano Camilo Alexandre é líder de grupo na área de telecomunicação robótica na NASA; saiba mais sobre a trajetória dele
Luciano Camilo Alexandre realizou o sonho de muitos engenheiros mundo afora. Aos 39 anos, ele é líder de grupo na área de telecomunicação robótica na NASA. Para simplificar: Alexandre chefia o grupo que controla a comunicação da NASA com seus robôs no espaço.
O engenheiro brasileiro trabalha no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL, na sigla em inglês), responsável pelas missões robóticas interplanetárias da agência especial. E descreve seu atual emprego como “um sonho realizado” em entrevista ao Globo Repórter.
De Minas para a NASA: engenheiro consegue emprego após quase abandonar profissão
Alexandre – formado em Santa Rita do Sapucaí (MG) com doutorado em engenharia de telecomunicações no Inatel – viu a vaga da NASA num anúncio na internet. Isso enquanto passava por uma fase de desilusão com sua profissão. “Em 2019, até pensei em abandonar a engenharia”, contou.
Agora, ele descreve seu emprego na NASA assim: “Nós temos o planejamento de comunicação com cada espaçonave, com cada missão no espaço. Para cada missão, eu tenho como se fosse uma pista de rodovia, onde vou transmitir e receber dados. E eu tenho que garantir que nenhuma missão vai interferir na outra.”
O engenheiro também explicou sua atuação em duas das 40 missões atuais da NASA: Europa Clipper (visita à Europa, uma das luas de Júpiter); e Artemis (volta do homem à Lua).
- Europa Clipper: “Estamos desenvolvendo alguns experimentos na área de telecomunicações para simular possível ambiente similar ao que a gente poderia ver na Europa”;
- Artemis: “(…) habilitar novos tipos de serviços, como celular, Wi-Fi, Bluetooth, utilizando as mesmas tecnologias que temos na Terra, adaptadas ao ambiente lunar”.
Brasileiro tem foto de cometa publicada pela NASA
Aproveitando os últimos dias da primeira fase de visibilidade do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), o “caçador de tempestades” e astrofotógrafo Gabriel Zaparolli, de Torres (RS), fez alguns registros impressionantes do cometa – e um deles foi escolhido pela NASA como Imagem Astronômica do Dia (APOD) na sexta-feira (04) (confira aqui).
Em entrevista ao Olhar Digital, ele relatou que a captura foi feita durante uma sessão de astrofotografia no Morro dos Cabritos, na região de Praia Grande, em Santa Catarina, pouco antes das 5h da manhã (horário de Brasília) de 30 de setembro.