Shampoo é uma fraude? Entenda a tendência de não lavar o cabelo –
Para a maioria de nós, lavar o cabelo não é algo em que pensamos duas vezes. Na nossa lista de rotina, está lá em cima, junto com escovar os dentes, lavar roupa e tomar banho. Bem, nem para todo mundo. Existe uma tendência de cabelo chamada “no poo” que tem sido estimulada por aqueles que adotam métodos de cuidados pessoais mais naturais, mais baratos e que seguem um movimento em direção a menos embalagens e mais sustentabilidade. Acredite se quiser, mas algumas pessoas estão abandonando completamente o shampoo e é daí que vem o nome “no poo”, que significa sem shampoo. Mas o que acontece com o seu cabelo se você fizer isso? Por onde começar?
Shampoo: é um golpe? –
A quantidade de resíduos plásticos gerados pelos frascos de shampoo e condicionador é surpreendente. Mas será esses produtos são mesmo necessários? Os defensores da tendência “no poo” não pensam assim
Shampoo: é um golpe? –
O shampoo como conhecemos agora só existe há cerca de 100 anos. Foi só em 1933 que o primeiro líquido sintético, à base de detergente e sem sabão, foi criado para limpar os cabelos.
Razões para seguir o no poo: Produtos químicos agressivos –
O shampoo muitas vezes contém produtos químicos agressivos que podem irritar o couro cabeludo e causar caspa. Muitos shampoos contêm fragrâncias sintéticas que podem causar reações alérgicas e irritação da pele.
Razões para seguir o no poo: O equilíbrio de óleo está fora de controle –
Como se isso não bastasse, o uso de shampoo com muita frequência pode atrapalhar o equilíbrio natural da oleosidade no couro cabeludo. Isso pode levar ao aumento da produção de óleo, pois o couro cabeludo supercompensa, causando o chamado efeito rebote.
Começando o no poo: O que você precisa saber –
Abandonar o shampoo para ir “no poo” pode beneficiar a maioria das pessoas. No entanto, existem certos tipos de cabelo que são mais propensos a experimentar resultados muito melhores do método.
Começando o no poo: Cabelos cacheados –
Os cabelos cacheados são mais suscetíveis ao ressecamento. O formato do cabelo torna mais difícil para os óleos chegarem até às pontas, então, seguir o no poo pode realmente ajudar os cachos a ficarem mais definidos e reterem a umidade.
Começando o no poo: Cabelos oleosos –
O cabelo oleoso pode se beneficiar do método no poo, mesmo que as coisas pareçam piores inicialmente. O cabelo provavelmente está superproduzindo óleo devido à contínua remoção dos óleos naturais do cabelo pelo shampoo. Ao quebrar o ciclo vicioso e regular a produção de óleo, o couro cabeludo pode ficar mais equilibrado.
Poluição e coloração –
Se você mora em algum lugar com muita poluição, ou tem cabelos coloridos, isso pode afetar a frequência de limpeza que seu cabelo precisa
Apenas água –
Se você decidir seguir o no poo, há muitas maneiras de fazer isso. Nenhum caminho é o método “correto”. Algumas pessoas usam alternativas de limpeza, enquanto outras usam apenas água.
Alimentos que dão suporte ao cabelo –
Você pode apoiar sua mudança para o estilo de vida no poo consumindo uma dieta rica em alimentos que sustentam seu cabelo. Gorduras e proteínas essenciais nutrem o cabelo, mantendo-o com uma aparência mais saudável.