Por: Portal Brasil
Com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (5), uma operação para combater fraudes na emissão de resultados de análises laboratoriais. Batizada de Operação Trapaça, a ação investigou possíveis irregularidades na emissão de laudos por alguns laboratórios. Esses locais eram responsáveis pela análise de produtos que são colocados à venda para os consumidores.
Em nota, o ministério explicou que tem uma equipe especializada de auditoria, que atua em conjunto com a Polícia Federal. “As empresas investigadas burlavam a fiscalização preparando amostras, através dos laboratórios investigados, com o objetivo de esconder a condição sanitária dos lotes de animais e de produtos, evitando, assim, uma medida corretiva restritiva do Serviço Oficial”, diz o comunicado do ministério.
A pasta informou, ainda, que os laboratórios envolvidos em fraudes foram excluídos do processo de exportação para os doze países que exigiram requisitos sanitários específicos de controle. O ministério também divulgou uma lista com cinco medidas. São elas:
Suspensão do credenciamento dos laboratórios alvo da operação, até finalização dos procedimentos de investigação, que poderão resultar no cancelamento definitivo do credenciamento; Suspensão dos estabelecimentos envolvidos para exportar a países que exigem requisitos sanitários específicos de controle e tipificação de Salmonella spp; Implementação de medidas complementares de fiscalização, com aumento de frequência de amostragem para as empresas envolvidas, até o final do processo de investigação. Implementação pela Secretaria de Defesa Agropecuária (DAS) de novos modelos de controle de laboratórios credenciados visando à redução de fraudes; Aprimoramento de ferramentas de combate a fraudes em alimentos, como também continuidade de ações já desempenhadas pelo Serviço de Inspeção Federal, possibilitando redução de não conformidades a curto e médio prazo.