Chuvas alagam ruas de Porto Murtinho e famílias ficam desabrigadas

Registros feitos na cidade mostram casas alagadas e resgate com barcos

As fortes chuvas que caíram nas vésperas de Natal e continuam caindo estão deixando famílias desabrigadas em Porto Murtinho. Segundo as informações dos próprios moradores, a situação é de calamidade, em especial no residencial Cohab. As chuvas teriam alcançado 170mm, causando um rastro de destruição.

“Choveu muito no dia 24 e, desde então, estamos vendo várias famílias ficando desabrigadas”, conta a moradora Rosana Flores, que viu de perto o desespero dos moradores. “Mais lá para o lado da Cohab, tem gente desabrigada e precisando de ajuda”, afirma.

O fotógrafo Toninho Ruiz captou momentos e também descreveu bem a situação. “Cohab da Rua Carandá, chuva de 170 mm alagou várias casas e ruas em Murtinho. Registrei em fotos hoje os canais de escoamentos de águas pluviais que estão todos comprometidos de vegetação e, por esse motivo, a água de chuva demora para escoar”, escreveu nas redes sociais.

O profissional aproveitou e teceu duras críticas tanto pra a administração municipal quanto para a Estadual. “Está na hora do município ou Governo do Estado adquirir uma draga para a manutenção dos canais. Sabemos dos esforços do atual secretário municipal de Obras Adolfo Olmedo, mas sem equipamentos adequados não se pode executar os trabalhos da limpeza dos canais. Com isso os moradores que residem perto do piscinão construído pela empreiteira paulista Beter S/A, que executou o aterro do dique de proteção, nesse local a empreiteira na época orientou para que não se construa residências por conta de essa área ser o escape das grandes precipitações. Mas parece que autoridades da época não ouviram esta orientação. As fotos estão aí tirem suas conclusões”, sugeriu em tom de crítica.

A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Porto Murtinho, porém não foi possível. O prefeito Derlei Delevatti (PSDB) estaria viajando e não teria se pronunciado sobre o assunto.
Top Midia News