Índios podem bloquear rodovia nesta quinta no Cone Sul
Falta de posição do Governo Federal sobre convênios é a pauta de reivindicação dos guarani-kaiowá.
Os indígenas do Cone Sul, a exemplo das demais comunidades de todo o Brasil, cobram ação do Governo em relação a convênios para a saúde e educação.
Membros da comunidade indígena anunciaram que caso as condições climáticas permitam, trechos de rodovia estaduais poderão voltar a ser bloqueadas, desta vez, por tempo indeterminado, em Amambai e na região Cone Sul de Mato Grosso do Sul nessa quinta-feira, dia 3 de novembro.
A pauta de reivindicação das comunidades indígenas é em torno da falta de posicionamento do Governo Federal em relação à renovação dois convênios apontadas pelas comunidades indígenas como de vital importância para o atendimento às aldeias indígenas, um com a Missão Evangélica Caiuás na área da educação e outros com empresas fornecedoras e prestadoras de serviços à SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), órgão responsável pelo atendimento à saúde nas aldeias em todo o Brasil.
Segundo a comunidade indígena após movimentações, inclusive com bloqueios de estradas, realizadas na semana passada o Governo Federal teria agendado uma reunião para o dia 9 de novembro, quarta-feira da próxima semana, para buscar uma saída para a questão, mas posteriormente, sem nenhuma explicação, teria transferido tal reunião para o dia 21 deste mês.
A preocupação dos povos indígenas é que os convênios não sejam renovados e o atendimento às comunidades, que já é deficitário por conta da falta de estrutura, possa ser paralisado de vez na região, estado e no País.
Fonte: A Gazeta News