Cientistas alertam que o derretimento das camadas de gelo e a redistribuição da massa oceânica podem alterar os polos geográficos da Terra
Os efeitos das mudanças climáticas podem ser tão devastadores que irão mudar onde fica o Polo Norte. De acordo com um novo estudo, isso seria resultado do derretimento do gelo provocado pelo aumento das temperaturas.
Os pesquisadores afirmam que o cenário poderia mudar a localização dos polos geográficos da Terra nos próximos anos. E que esta mudança seria capaz de afetar a navegação por satélite, por exemplo, afetando as comunicações.
Polos geográficos podem “se mover”
- À medida que as camadas de gelo derretem e a massa oceânica é redistribuída ao redor do planeta, os polos norte e sul geográficos da Terra podem mudar até 27 metros.
- Isso ocorreria até 2100, à medida que o eixo de rotação do planeta muda.
- Os cientistas explicam que muitas dessas oscilações são regulares e previsíveis, causadas por efeitos naturais.
- No entanto, a crise climática causada pelo homem também pode ocasionar estas mudanças.
- As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Geophysical Research Letters.

No novo estudo, pesquisadores da ETH Zurich, na Suíça, usaram o movimento dos polos de 1900 a 2018 e as projeções do derretimento da camada de gelo para prever até onde eles podem se mover. Foram levados em conta diferentes cenários de mudanças climáticas causados pelo homem.
No pior deles, o Polo Norte poderia se deslocar para o oeste em 27 metros até 2100. Já em um cenário mais otimista, ele se locomoveria 12 metros em relação à sua localização em 1900. A água derretida das camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida desempenhou o maior papel nas simulações, seguida pelo derretimento das geleiras.

No trabalho, os cientistas ainda alertaram que uma mudança no eixo de rotação da Terra pode interromper a navegação por satélites. Além disso, identificar a localização de uma espaçonave no espaço poderia ser mais difícil.
OLHAR DIGITAL