A ideia é desenvolver uma nova estrutura para regulamentar o setor dos veículos autônomos, o que pode ajudar a empresa de Elon Musk
Uma das prioridades do governo do presidente eleito Donald Trump deve ser a criação de uma nova estrutura federal para veículos autônomos. A ideia é criar novas regras que permitam a implantação mais ampla de carros que não são guiados por humanos.
De acordo com analistas, isso beneficiará diretamente Elon Musk, CEO da Tesla. O empresário foi um dos grandes apoiadores do republicano na campanha eleitoral e ganhou até um cargo no próximo governo dos Estados Unidos.
Objetivo é ampliar o serviço de veículos autônomos nos EUA
As regras federais atuais representam obstáculos significativos para empresas que desejam lançar veículos sem volantes ou pedais em grande escala, caso da Tesla. A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário permite que os fabricantes implantem 2.500 veículos autônomos por ano sob uma isenção concedida.
A agência também tem várias investigações de segurança em andamento sobre veículos autônomos e sistemas de assistência ao motorista, incluindo recursos que a Tesla comercializa como Autopilot e Full Self-Driving.
Neste cenário, a futura gestão de Trump já começou a desenvolver uma nova estrutura para regulamentar o setor. O trabalho ainda está em um estágio inicial e os detalhes da política ainda não foram definidos, segundo informações da Bloomberg. A equipe de transição do presidente eleito não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Musk e a Tesla podem ser os grande beneficiados
- Elon Musk tem investido muito dinheiro na tecnologia de condução autônoma nos últimos anos.
- Desde a eleição de Trump, as ações da Tesla dispararam quase 30%.
- Esta é uma sinalização do mercado sobre o futuro da companhia.
- A montadora tenta alcançar empresas como a Waymo e a Cruise, que já transportam passageiros em veículos autônomos.
- Recentemente, a Tesla chegou a anunciar o Cybercab, o primeiro robotáxi da empresa.
- A ideia é que as operações com o veículo autônomo comecem em 2026.
- Até lá, o próprio Musk prometeu usar sua posição no governo para pressionar pela liberação de uma aprovação federal.
- Se isso acontecer, a Tesla terá uma grande vantagem em relação aos concorrentes.
OLHAR DIGITAL