Ter uma boa noite de sono é crucial para o seu humor, produtividade e energia. Mas acordar encharcado de suor no meio da noite pode facilmente perturbar isso. Qualquer pessoa que tenha experimentado suores noturnos conhece a frustração de ficar com a roupa e os lençóis úmidos. Você pode se perguntar por que transpira tanto e se deveria estar preocupado. Bem, existem muitas razões possíveis, e é bom conhecê-las para chegar ao fundo disso.
Você tem hiperidrose –
A hiperidrose é um distúrbio de transpiração excessiva em que uma pessoa transpira uma quantidade incomum, mesmo durante o sono. Tende a afetar partes específicas do corpo, como palmas das mãos, pés, axilas e cabeça.
Você tem hiperidrose –
A condição pode afetar as tarefas diárias, como abrir maçanetas ou usar computadores. Se você acredita que tem hiperidrose, converse com um dermatologista. Eles podem prescrever desodorantes específicos ou oferecer tratamentos, como injeções de Botox, para bloquear as glândulas sudoríparas.
Você tem linfoma não diagnosticado –
O linfoma é um câncer que pode causar sintomas como febre, perda de peso e suores noturnos. O corpo reconhece o linfoma como algo que precisa combater, e é por isso que aumenta sua temperatura para fazer isso.
Você está tendo pesadelos –
Os pesadelos causam uma resposta de luta ou fuga. Isso pode levar à transpiração. Portanto, se você tem pesadelos frequentes, converse com um especialista para entender a causa raiz.
Seu corpo está lutando contra uma infecção –
As infecções geralmente estão relacionadas a mudanças na temperatura corporal, que causam febre e sudorese. Por exemplo, a tuberculose é uma infecção rara comumente associada a suores noturnos.
Seu quarto está muito quente –
Se a temperatura do seu quarto estiver acima de 21°C, então está muito quente. Isso não apenas fará com que você sue, mas sentir muito calor também pode impedir sua capacidade de adormecer. No processo de adormecer, a temperatura corporal deve cair um ou dois graus, mas o corpo não consegue fazer isso em um quarto quente.
Seu corpo está passando por mudanças hormonais – Uma das maiores alterações hormonais que podem causar sudorese é a menopausa. As mulheres experimentarão níveis flutuantes de estrogênio, que causam ondas de calor mesmo durante o sono.
Seu corpo está passando por mudanças hormonais –
Para mulheres grávidas ou menstruadas, as flutuações hormonais também podem levar a suores noturnos. No entanto, a menopausa tende a causar os suores mais persistentes. Se isso está realmente atrapalhando sua qualidade de vida, converse com seu ginecologista. Ele pode fornecer terapia de reposição hormonal, que manterá as temperaturas sob controle.
Você está ansioso –
O aumento da transpiração pode ser um sintoma físico de ansiedade, que é causada por uma resposta de luta ou fuga. Os hormônios do estresse aumentam o gasto de energia e o suor é liberado para resfriar a temperatura corporal.
Quando você deve se preocupar com suores noturnos –
Felizmente, os suores noturnos normalmente não são um sintoma de uma condição médica séria. Mas pode ser um sinal de algo sério se estiver acontecendo por duas semanas ou mais e se for acompanhado por outros sintomas.
Remédios para suores noturnos –
Se seus sintomas forem leves e não interferirem nas atividades normais, pequenas alterações, como diminuir a temperatura ambiente, serão suficientes.