Contas deletadas e postagens que sumiram foram atribuídas a erros de IA, mas, na verdade, revisores humanos é que causaram o problema
Nesta sexta-feira (11), Adam Mosseri, chefe do Instagram, abordou os recentes problemas de moderação que afetaram usuários das plataformas Instagram e Threads, levando a desativações de contas e postagens desaparecidas.
Mosseri admitiu que a empresa “encontrou erros”, atribuídos a moderadores humanos, e não a sistemas de inteligência artificial, como muitos inicialmente suspeitaram.
Em sua postagem no Threads, ele explicou que os problemas surgiram quando revisores de conteúdo, sem o contexto adequado das conversas, tomaram decisões erradas.
O executivo ainda afirmou que o Instagram está trabalhando para aprimorar as ferramentas usadas pelos moderadores, para serem capazes de realizar melhor suas tarefas e cometer menos erros.
Instagram reconhece erro dos seus revisores de conteúdo
- Mosseri reconheceu que a empresa tinha ciência de que os revisores necessitam de contexto e que uma ferramenta essencial falhou, resultando na falta de informações.
- Entretanto, ele destacou que nem todos os problemas enfrentados pelos usuários podem ser atribuídos a esses revisores.
- Um caso notável envolve usuários cujas contas foram indevidamente rotuladas como pertencentes a menores de 13 anos, mesmo após tentativas de verificação de idade, levando à desativação das contas.
Além das desativações, muitos usuários relataram queda no engajamento de suas postagens, incluindo figuras respeitáveis como o ex-colunista do Wall Street Journal, Walt Mossberg.
Essa situação gerou frustração e levou alguns usuários a migrarem para outras plataformas, como a Bluesky, que aproveitaram a oportunidade para atrair novos usuários.
Mosseri finalizou sua mensagem pedindo paciência aos usuários e incentivando feedbacks, indicando que os problemas podem não ter uma solução rápida.
OLHAR DIGITAL