OpenAI lançou a versão pública do seu modo de voz avançado (AVM, na sigla em inglês) para o ChatGPT; veja o que ele traz de novidade
A OpenAI lançou o modo de voz avançado (AVM, na sigla em inglês) para o ChatGPT na terça-feira (24). O modo traz cinco vozes novas e uma nova “cara” – em vez dos pontos pretos animados na tela, aparece uma esfera azul. A ideia é promover conversas naturais entre usuários e a inteligência artificial (IA).
No entanto, o AVM chega primeiro a assinantes dos planos Plus e Teams do ChatGPT. Na próxima semana, estará disponível para os planos Enterprise e Edu. Os usuários receberão um aviso no aplicativo do ChatGPT, ao lado do ícone de voz, quando o AVM estiver disponível para eles.
Um porta-voz da OpenAI disse ao site TechCrunch que o AVM ainda não está disponível em diversas regiões. Por exemplo: União Europeia, Reino Unido, Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein. O Brasil aparentemente não foi mencionado.
AVM da OpenAI traz novas vozes e otras cositas más ao ChatGPT
Cada voz do ChatGPT tem um nome. Até então, a IA tinha as vozes: Breeze, Juniper, Cove e Ember. Agora, chegam: Arbor, Maple, Sol, Spruce e Vale. Isso eleva o total de vozes do ChatGPT para nove (quase o mesmo tanto do Gemini Live do Google).
A OpenAI afirma ter feito melhorias desde o lançamento de seu teste alfa limitado do AVM. O que melhorou, segundo a empresa, foi:
- O modo de voz do ChatGPT agora entende sotaques melhor;
- Conversas são mais suaves e rápidas.
A desenvolvedora do ChatGPT também disse ter colocado recursos de personalização do ChatGPT no AVM. São eles:
- Instruções Personalizadas: permitem aos usuários personalizarem como o ChatGPT responde a eles;
- Memória: permite que o ChatGPT lembre de conversas para referência futura.
O que a OpenAI não lançou
Duas ausências podem chamar atenção no anúncio da OpenAI sobre seu modo de voz avançado:
- A voz Sky, mostrada em maio. É aquela que a atriz Scarlett Johansson (que interpretou uma IA no filme Her, diga-se) disse ser muito parecida com a dela – a ponto dela tomar medidas legais. A OpenAI tirou a voz do ChatGPT e disse nunca ter tido a intenção de criar uma voz semelhante à da atriz. Mas teve gente da OpenAI (o CEO, inclusive) que postou tweets fazendo referência ao filme na época;
- Compartilhamento de vídeo e tela do ChatGPT, também já mostrado pela OpenAI. Durante a demonstração, um membro da equipe da empresa mostrou como você poderia fazer perguntas em tempo real sobre matemática num papel à sua frente ou código na tela do seu computador.