Acerveja é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e é tão antiga quanto o vinho. E, por ter sido criada há tanto tempo, a loira gelada desperta várias curiosidades… Por exemplo, ficaria surpreso que os egípcios construíram as pirâmides de Gizé com ajuda da breja? Saberia dizer qual o país que mais consome a bebida? E os famosos benefícios para a saúde: são verdade ou mito?
Origens – Estima-se que a fabricação de cerveja tenha origem na Mesopotâmia, mais precisamente na Suméria (atual Iraque), há milhares de anos.
Tão antiga quanto o vinho… – Estudos apontaram que os sumérios consumiam uma bebida fermentada, produzida a partir de cereais.
Faz sentido naquele calor… – Os construtores das pirâmides recebiam por volta de quatro litros de cerveja por dia. Outro relato curioso era que aconselhavam consumir a bebida à água do Rio Nilo (por ser poluída).
Proprietário – George Washington, ex-presidente dos Estados Unidos, teve a sua própria cervejaria, em Mount Vernon, Virgínia (EUA).
Festival – O maior festival de cerveja no mundo é o Oktoberfest, em Munique, na Alemanha. O evento acontece anualmente ao longo de 16 dias e costuma atrair cerca de 6 milhões de visitantes por edição.
Variedade – Atualmente, existem aproximadamente 400 tipos de cerveja no mundo
Bolhas mágicas – Segundo a BBC, investigadores de Stanford descobriram que as bolhas da cerveja desafiam a gravidade, podendo mover-se também para baixo e não apenas para cima.
Maior consumidor de cerveja do mundo –
A República Tcheca é o país que mais ‘bebe’ cerveja (e isso já tem 24 anos!), de acordo com o The Telegraph. Uma pesquisa mostrou que a média de consumo anual por habitante é de 143,3 litros. É muita coisa, né?
A cerveja mais forte do mundo – A holandesa Koelschip Mystery of Beer é uma das cervejas mais fortes do mundo. A bebida conta com uma taxa de 70% de concentração de álcool.
Benefícios para a saúde – Segundo o American Journal of Epidemiology, o consumo de cerveja pode ajudar a prevenir o aparecimento de pedras nos rins. Uma garrafa de cerveja consumida diariamente pode reduzir o risco em 40%.
A mais cara do mundo – Uma das cervejas mais caras do mundo é a australiana Antarctic Nail Ale. Uma garrafa de 500 ml pode custar até 800 dólares!