iPhone 16 vai ter mais RAM para lidar com Apple Intelligence

Recursos de IA dos iPhones fizeram Apple ampliar a memória RAM dos novos dispositivos; informação foi confirmada por executivo

Os modelos básicos do iPhone 16 ganharam mais memória RAM para lidar com recursos de inteligência artificial. A informação foi confirmada por Johny Srouji, vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple, em uma entrevista ao canal Geekerwan.

O iPhone 15 e 15 Plus lançados no ano passado vinham com 6GB de RAM. Já os modelos 16 e 16 Plus recém-apresentados contam com 8 GB de RAM. Essa informação não foi divulgada no evento — a Apple não costuma divulgar esse tipo de detalhe em suas conferências —, mas foi confirmada por Srouji.

apple intelligence
Apple Intelligence (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

Os 8 GB de RAM dos novos iPhones garantem compatibilidade total com os recursos da Apple Intelligence, a IA que será introduzida nos iPhones nos próximos meses. E o fato dos modelos do ano passado contarem apenas com 6 GB pode explicar o motivo de apenas o iPhone 15 Pro e Pro Max contarem com a IA — os modelos básicos não conseguem lidar com a nova tecnologia

O executivo da Apple explicou a decisão da seguinte maneira:

Temos muitos dados que nos mostram o que vai possibilitar uma determinada funcionalidade, e a Apple Intelligence é uma dessas funcionalidades muito, muito importantes que queremos habilitar. E analisamos diferentes configurações, tanto para computação quanto para largura de banda e capacidade de memória. Em seguida, fazemos o equilíbrio e a troca certa sobre o que realmente faz mais sentido. Portanto, a Apple Intelligence foi uma funcionalidade principal que nos levou a acreditar que precisamos chegar a 8 GB.
Mas, dito isso, os 8 GB vão ajudar imensamente em outras aplicações, incluindo jogos, jogos de alto nível, jogos de grandes franquias e jogos de alto nível no dispositivo. Então, acho que isso vai ser realmente, realmente benéfico.

A Apple Intelligence era esperada com o lançamento do iOS 18, mas a Apple confirmou que ela vai atrasar um pouco. É importante ressaltar que, até o momento, não há previsão de quando o recurso vai ser disponibilizado para o público brasileiro — inicialmente, a IA não funcionará no nosso país.