Terra terá nova ‘mini lua’ por um tempo

Asteroide de 10 metros ficará temporariamente preso à gravidade da Terra.

Pesquisadores descobriram que um pequeno asteroide chamado 2024 PT 5 fará uma órbita ao redor da Terra a partir deste mês, agindo temporariamente como uma espécia de ‘mini lua‘ antes de viajar para outras partes do Sistema Solar.

Carlos de la Fuente Marcos e Raúl de la Fuente Marcos, da Universidad Complutense de Madrid, Espanha, descobriram o pequeno asteroide em agosto pelo Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ou Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System), que detecta objetos menores próximos à Terra com risco de colisão.

Eles suspeitaram que o objeto não estava em rota de colisão com a Terra, mas sim com chance de ficar preso à gravidade do planeta por um tempo.

Asteroide será ‘mini lua’ temporária

  • Os pesquisadores notaram que o asteroide é pequeno, com apenas 10 metros de diâmetro;
  • Ao observar seu tamanho, velocidade e caminho atuais, a dupla conseguiu calcular seu caminho nos próximos meses;
  • Eles descobriram que ele chegaria perto o suficiente da Terra para ficar temporariamente preso à sua gravidade;
  • Segundo o estudo, a ‘mini lua’ dará uma volta completa na Terra, levando 53 dias — começando no final de setembro e partindo em meados de novembro.
Asteroide de 10 metros ficará temporariamente preso à gravidade da Terra.
Asteroide de 10 metros ficará temporariamente preso à gravidade da Terra. (Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALL-E)

Ao observar o caminho, os pesquisadores também puderam estimar a origem do 2024 PT 5: o cinturão de asteroides de Arjuna, composto de muitos asteroides que orbitam ao redor do sol. O artigo sobre a descoberta foi publicado no periódico Research Notes of the AAS e também descreve como a Terra pode “capturar” asteroides próximos regularmente.

Publicidade

Ilustração da Terra vista do espaço, com destaque para a atmosfera
‘Mini lua’ dará volta completa na Terra em 53 dias. (Imagem: Dima Zel/Shutterstock)

Vale mencionar que pesquisas anteriores também mostraram que asteroides podem cair em trajetórias elípticas parciais ou completas ao redor da Terra. Em 2006, por exemplo, outro pequeno asteroide circulou a Terra por quase um ano, destaca o Phys.org.