A vulnerabilidade acontece na funcionalidade Visualização Única, que permite enviar fotografias e vídeos que (em teoria) podem ser visualizados uma única vez pelos destinatários.
Um investigador de segurança lançou o alerta para um erro de privacidade no WhatsApp, mais precisamente na funcionalidade conhecida como Visualização Única.
Como conta o TechCrunch, a Visualização Única permite aos utilizadores enviarem uma fotografia ou vídeo para um contacto que pode ser visto (como o nome indica) uma única vez. Este ficheiro de media não é guardado automaticamente, não pode ser encaminhado para outros contactos ou sequer guardado por via de uma fotografia de ecrã.
Pois bem, este investigador de segurança demonstrou que é possível aceder a este ficheiro de media contornando as medidas de segurança do WhatsApp. Como conta a publicação, o investigador mostrou que consegue aceder ao ficheiro através do macOS por via de um URL, o qual pode ser copiado para um navegador de Internet e que pode posteriormente ser obtido por via de download.
“A única coisa pior que não ter privacidade é ter uma falsa sensação de privacidade em que os utilizadores são levados a acreditar que algumas formas de comunicação são privadas quando, na verdade, não são”, afirmou o investigador de segurança.
NOTICIASAOMINUTO