Conheça o robô humanoide ajudante para tarefas domésticas

Robô Neo Beta realiza tarefas repetitivas e pode levar até 20 kg de carga

Quando se trata de projetar um robô humanoide voltado para tarefas domésticas e trabalho em fábricas, o design bípede é o mais explorado até aqui. É assim que o novo Neo Beta também foi criado pela empresa norueguesa 1X.

A companhia, que conta com apoio da OpenAI, acaba de lançar um vídeo que mostra o protótipo mais recente do robô em ação.

Como funciona o robô humanoide Neo Beta?

  • Conforme as especificações, o Neo tem 1,65 m de altura e pesa 30 kg;
  • Ele pode carregar até 20 kg de carga, como itens domésticos, compras, e mais;
  • Correndo, o robô humanoide alimentado por inteligência artificial atinge até 12 km/h, mas passa a maioria do tempo caminhando a até 4 km/h;
  • O tempo de operação por carga é entre duas e quatro horas;
  • O modelo usa garras parecidas com mãos humanas para realizar operações repetitivas (como pegar e posicionar objetos);
  • Já a cabeça apresenta um painel de LED que mostra animações em várias linhas;
  • Além de uso doméstico, o Neo Beta será implantado em diferentes linhas de fabricação no futuro, assim como os robôs da Tesla;
Robô humanoide realiza operações repetitivas em casa e será usado em fábricas. (Imagem: Divulgação/1X)

O vídeo mostra o ajudante humanoide usando um macacão esportivo de tecido e suas mãos hábeis projetadas para agarrar e segurar uma variedade de objetos:

A empresa não menciona se as operações mostradas foram rotinas coreografadas ou totalmente autônomas. A página do produto diz apenas que se trata de uma combinação de robótica e IA que garante que o Neo seja habilidoso “nos vários aspectos das tarefas domésticas”, e que se torne mais inteligente e capaz com o tempo.

(Imagem: Divulgação/1X)

Os usuários poderão interagir e controlar o robô humanoide por comando de voz. Se necessário, um operador humano remoto pode assumir o controle da visão e movimento do Neo Beta, diz a empresa.

A 1X revelou que o robô será produzido em massa na fábrica da empresa em Moss, Noruega. O projeto está atualmente em fase de desenvolvimento, mas quem estiver interessado em uma unidade pode inscrever em uma lista de espera