Emprego e inteligência artificial: Como fazer seu currículo passar pela IA e achar uma pessoa –
Hoje, a inteligência artificial (IA) está em toda parte. Muitos profissionais usam a tecnologia de IA em alguma capacidade para facilitar suas vidas, e as pessoas do RH não são exceção. Na verdade, usar sistemas de rastreamento baseados em IA está se tornando uma prática comum para os recrutadores ao selecionar currículos e candidaturas. Isso é ótimo para recrutadores, mas pode representar um problema para candidatos cujos currículos não estão adaptados para passar pela primeira rodada de triagem da inteligência artificial. Felizmente, há coisas que você pode fazer ao criar seu CV para garantir que ele seja adequado.
Use uma fonte padrão –
Por mais tentador que possa ser usar uma fonte mais incomum para o seu currículo, especialmente se você estiver se candidatando a uma função criativa, é melhor manter uma fonte padrão.
Use uma fonte padrão –
Geralmente é melhor escolher Arial, Calibri ou Times New Roman. Fontes mais incomuns podem ser mais difíceis de interpretar pela IA, e não vale a pena arriscar um emprego por causa disso.
Use formatação estruturada –
Também é uma boa ideia prestar muita atenção à formatação. Tente certificar-se de que você tenha cabeçalhos claros, marcadores e sempre use formatação consistente.
Use formatação estruturada –
Ao garantir que seu currículo tenha um formato bem estruturado, você está ajudando os algoritmos de inteligência artificial a entender tanto a hierarquia quanto a estrutura das informações.
Inclua palavras-chave –
O próximo passo é incorporar palavras-chave. Leia a descrição da vaga com atenção e reserve um tempo para descobrir quais palavras são as mais importantes.
Inclua palavras-chave –
Depois de ter uma lista dessas palavras-chave, certifique-se de incluí-las em seu currículo. Muitos sistema de rastreamento de candidatos usam palavras-chave para identificar candidatos adequados.
Evite imagens –
Novamente, você pode achar tentador incorporar gráficos ou imagens em seu currículo, especialmente porque em alguns lugares é costume incluir uma foto.
Evite imagens –
No entanto, geralmente é melhor evitar isso, já que gráficos e imagens podem ser confusos para algoritmos de IA. Mantenha o texto sem firulas e use títulos padrões para cada seção.
Mantenha a linguagem simples –
Não se sinta tentado a usar linguagem florida. Palavras simples irão te levar muito mais longe se sua candidatura estiver sendo examinada por um sistema de rastreamento de IA.
Mantenha a linguagem simples –
Certifique-se de que suas palavras sejam precisas e curtas. Não use frases longas ou jargões complexos da indústria, pois isso pode ser difícil para o algoritmo interpretar.
Adicione metadados –
É sempre uma ótima ideia incluir metadados em seu currículo, como sua data de nascimento, informações de contato e localização (mesmo que seu currículo esteja sendo examinado por um humano).
Adicione metadados –
A inclusão de metadados é particularmente útil quando se trata de legibilidade de IA, uma vez que ajuda o software a categorizar e organizar seus dados da maneira mais precisa.