Por que você não deve usar pneus convencionais no carro elétrico?

Veja os motivos pelos quais você não deve usar pneus convencionais no carro elétrico, e quais as diferenças entre eles

À medida que mais consumidores e governos priorizam as baixas emissões e um transporte mais ecológico, nós estamos entrando na era dos veículos elétricos. Esses modelos, no entanto, têm requisitos diferentes e, por isso, existe uma especificidade para pneus em carros elétricos.

Esses pneus são projetados especificamente para melhorar o desempenho dos veículos elétricos e compensar determinados riscos. Aqui fica o conselho: não é recomendável usar pneus comuns, pois eles podem afetar negativamente o desempenho geral do carro.

Por que você não deve usar pneus convencionais no carro elétrico? 

Os carros elétricos estão se tornando cada vez mais populares, por isso, é fundamental entender os diferentes requisitos dos pneus para estes veículos, e como eles podem afetar seu desempenho. 

Os pneus para carros elétricos são diferentes dos pneus comuns em alguns aspectos. Em primeiro lugar, os pneus para carros elétricos têm uma parede lateral reforçada para suportar o peso extra da bateria. Além disso, esses pneus são fabricados com um tipo diferente de composto de borracha, mais adequado para absorver choques e vibrações.

Carro elétrico carregando via Chuttersnap/Unsplash
Carro elétrico carregando via Chuttersnap/Unsplash

Eles também são especialmente pensados para aderir melhor à estrada e proporcionar tração, mesmo em velocidades mais altas. Isso é importante porque os carros elétricos podem acelerar e frear muito mais rápido do que um carro a combustão, exigindo, portanto, maior aderência. E como os pneus são as únicas partes de um carro que tocam o solo, isso tem um grande impacto no veículo como um todo – em particular, o efeito dos pneus no manuseio e na frenagem.

Em outras palavras, esses pneus especiais são criados para contribuir com a eficiência geral do veículo elétrico. Eles ajudam a maximizar o uso de energia, otimizam a frenagem regenerativa e melhoram a eficiência da direção. Por fim, os pneus para carros elétricos são projetados para distribuir esse peso uniformemente, garantindo um desgaste equilibrado dos pneus e um desempenho estável.

Riscos dos pneus convencionais em carros elétricos

Embora seja possível instalar pneus de carro a combustão em um veículo elétrico, isso não é recomendado. De acordo com a plataforma Cnet, um pneu convencional pode se desgastar 30% mais rápido quando usado em um veículo elétrico. Isso significa que o proprietário de um carro elétrico pode acabar comprando pneus com mais frequência do que o necessário, ou passar pela experiência traumática de ter seu pneu estourando enquanto o veículo se move.

carro elétrico
Imagem: Owlie Productions/Shutterstock

Desafios das fabricantes

A fim de fornecer ao mercado pneus pensados especificamente para suportar o peso da bateria, proporcionar torque instantâneo e garantir o silencioso desempenho típico dos veículos elétricos, as fabricantes precisaram desenvolver novas tecnologias. 

Assim, os materiais e até mesmo o desenho de produto básico dos pneus para carros elétricos são diferentes dos convencionais, forçando as empresas a criarem novas soluções e melhorias constantemente. Inclusive, pensando na sustentabilidade, muitas fabricantes também estão desenvolvendo uma tecnologia de pneus para usando materiais ecológicos ou reutilizáveis.

OLHAR DIGITAL