Segredo sobre a construção de pirâmide do Egito é revelado

Segundo um novo estudo, um elaborado sistema hidráulico foi desenvolvido para permitir a construção da Pirâmide de Djoser

A construção de pirâmides no Egito Antigo desperta muitas dúvidas até hoje. Afinal, como foi possível construir estruturas tão grandes e complexas naquela época? Segundo um novo estudo, um elaborado sistema hidráulico foi desenvolvido para permitir tamanha proeza.

Rio Nilo ajudou os egípcios na construção

  • A Pirâmide de Djoser é uma estrutura de seis camadas e quatro lados construída há cerca de 4.700 anos no planalto de Saqqara, no norte do atual Egito.
  • Ela contém 330.400 metros cúbicos de pedra e argila, que foram transportados antes da invenção de máquinas como escavadeiras e guindastes.
  • A hipótese dos pesquisadores é que, neste caso específico, os egípcios desenvolveram um sistema hidráulico composto por uma barragem, uma estação de tratamento de água e um elevador hidráulico de carga, todos movidos pelo rio Nilo.
  • Esta teoria ainda aponta que uma estrutura descoberta perto da construção imponente serviria para capturar sedimentos e água.
  • O estudo foi publicado na revista ResearchGate e ainda não foi revisada por pares, processo importante para validar as descobertas.
Vista aérea do rio Nilo, fundamental para o Egito Antigo (Imagem: Emre Akkoyun/Shutterstock)

Força da água levantava materiais ao nível da Pirâmide

De acordo com a equipe responsável pela pesquisa, o sistema funcionava a partir da água do Nilo fluindo para a barragem, que teria dois quilômetros de comprimento e paredes de 15 metros localizadas entre os lados de dois vales a oeste da pirâmide.

A barragem teria filtrado qualquer sedimento antes que a água viajasse rio abaixo para uma instalação de tratamento conhecida como “Trincheira Profunda”. A instalação conteria várias bacias onde sedimentos ou partículas teriam se depositado no fundo para evitar entupimentos no sistema.

Ilustração de como o elevador hidráulico do Antigo Egito funcionava (Imagem: Landrea, et al)

A partir daí, uma série de tubos teriam levado a água para um elevador hidráulico, uma espécie de moinho. A força da água que se acumulava em um poço central teria sido usada para “flutuar” pedras para cima e para baixo em um poço, entregando os materiais aos trabalhadores.

Segundo esta visão, a água teria tido um papel central na construção da Pirâmide de Djoser. O elevador hidráulico teria ciclos de enchimento e esvaziamento que permitiam que as pedras subissem ao nível da construção.