Máquina fica na mega fábrica da empresa na Alemanha; local tem o tamanho de 31 campos de futebol e custou 5 bilhões de euros.
O bilionário Elon Musk é conhecido, entre outras coisas, por sua excentricidade. Sim, ele é polêmico, é poderoso, bem-sucedido, opera em diferentes áreas da tecnologia, etc, etc e etc. Mas ele é muito mais excêntrico do que qualquer outra coisa. Prova disso é o nome de um dos filhos do empresário: “X Æ A-12”.
Pois é, eu também não sei ler nem falar isso em voz alta. Mas o nome é esse oficialmente.
Musk também tem um quê de megalomania. E as fábricas da Tesla refletem isso. Ou melhor, mega fábricas. A Tesla adota esse modelo de “Gigafactory” em vários países diferentes. Tem uma em Nevada, nos Estados Unidos; outra em Xangai, na China; e ainda em Berlin-Brandenburg, na Alemanha.
Essa última abriu recentemente as portas para um jornalista gringo, que conheceu a linha de produção, quase toda feita por robôs.
E é aí que a megalomania e a excentricidade se encontram. Um dos destaques da planta é um robô gigantesco que recebeu o nome de… Godzilla.
O que faz o Godzilla
- Diferentemente do kaiju japonês, esse Godzilla da Tesla é amarelo e não verde.
- O apelido tem a ver com o tamanho da máquina.
- No ano passado, a Tesla lançou uma série de vídeos no X (antigo Twitter) detalhando como um Model Y é fabricado na Alemanha.
- Uma grande parte do processo envolve soldar e aparafusar os painéis da carroceria e as peças fundidas do chassi feitas na famosa prensa gigante.
- Seiscentos robôs são responsáveis por montá-los.
- Quando isso é feito, o esqueleto do carro é suspenso no ar pelo Godzilla, como mostra o vídeo a seguir:
- O carro até parece pequeno nas garras do Godzilla.
- O braço robótico amarelo tem aproximadamente a altura de um prédio de três andares.
- Na parte de cima, o Model Y passa pela pintura.
- Ah, e se não bastasse um Godzilla, a fábrica de Berlim tem um outro mega robô na linha de produção e ele recebeu o nome de… King Kong.
A Tesla e os robôs
Essa mega fábrica na Alemanha foi inaugurada em 2022 e custou 5 bilhões de euros. Trata-se do maior investimento da história no país europeu.
Tanto dinheiro entregou um espaço que tem o tamanho de aproximadamente 31 campos de futebol. Somente a área de pintura de veículos ocupa um corredor de 300 metros.
Além dos carros elétricos em si, a Gigafactory produz células, baterias e componentes de transmissão que vão para o EV mais vendido do mundo, o Model Y. A capacidade estimada do local é de 375 mil unidades anualmente.
E agora sabemos da existência do Godzilla e do King Kong. Sabemos também que essas não serão as únicas estrelas de cinema lá dentro.
O próprio Musk anunciou nos últimos dias que vai começar a usar robôs humanoides na linha de produção da sua empresa a partir do ano que vem. E qual o nome do seu robô humanoide? Optimus – uma clara referência a Transformers.
Musk é, inegavelmente, uma figura excêntrica.