A música Hino a Nikkal é composta por letras, notação musical e instruções de afinação para uma lira babilônica esculpida em tábua de argila
A música é uma das marcas da humanidade, mas a sua história é relativamente recente. O instrumento musical mais antigo conhecido do mundo tem cerca de 50 mil anos e é uma flauta de Neandertal esculpida no osso de um urso. Ela foi encontrada em 1995 em uma caverna da Eslovênia. Já a música mais velha de que se tem conhecimento é muito mais recente.
Hino a Nikkal foi criado na língua hurrita
- Composto por letras, notação musical e instruções de afinação para uma lira babilônica esculpida em uma tábua de argila, o Hino a Nikkal foi criado há “apenas” 3.400 anos.
- Os arqueólogos descobriram a música no início dos anos 1950, ao lado de quase três dúzias de outros hinos hurritas incompletos, durante uma escavação no Palácio Real de Ugarit, no que hoje é o norte da Síria.
- Apesar de ser uma música completa, o Hino a Nikkal tem sido objeto de discussão desde que foi publicado na íntegra, em 1968.
- A principal dúvida é como tocá-la: isso porque a língua hurrita, em que a música foi escrita, ainda é um grande mistério para os arqueólogos.
- As informações são da Rolling Stone e do jornal The Guardian.