A Sony tem sido a única fornecedora de sensores de câmera para o iPhone há mais de uma década, mas isso pode estar próximo de mudar
A Apple pode mudar sua estratégia em relação ao fornecedor de câmeras para seus aparelhos iPhone, uma funcionalidade importante do seu famoso smartphone que vinha sendo criada com fornecimento exclusivo da Sony há anos.
Novas informações já sugerem que a Samsung se tornará o novo fornecedor de sensores de câmera do iPhone para a Apple nos próximos anos.
Ming-Chi Kuo, um renomado analista do setor, postou no X/Twitter que a Apple e a Samsung já possuem um acordo para um sensor de câmera avançado. A Samsung inclusive já teria montado uma equipe exclusivamente dedicada ao desenvolvimento.
Conforme as informações, será um sensor com especificações “CMOS ultra-largo de 1/2,6 polegadas e 48 MP”. A postagem menciona especificamente que será um sensor “ultra-amplo”, algo que também reflete seu tamanho. Para referência, o sensor ultra-largo do iPhone 15 Pro Max tem tamanho de 1/2,55″, um pouco maior que o que vazou.
Portanto, é possível que a Apple recorra à Samsung para uma nova lente ultra-grande angular avançada, mas continue a colaborar com a Sony para o sensor principal de seus aparelhos iPhone.
Seja como for, a notícia seria um duro golpe para a Sony, que perderia sua influência nos milhões de iPhones comercializados anualmente.
Atualmente, a empresa japonesa monopoliza todo o sistema de câmeras dos iPhones, mas os rumores parecem apontar para a chegada da Samsung e o seu sensor ultra-amplo.
iPhone com tecnologia Samsung só daqui a dois anos, pelo menos
- A Samsung começaria a enviar o novo sensor de câmera em 2026, para que a Apple pudesse implementá-lo na série iPhone 18.
- Ming-Chi Kuo não deu detalhes adicionais sobre os motivos da Apple para a mudança de estratégia. No entanto, a Sony tem perdido terreno em alguns dispositivos móveis nos últimos anos.
- Marcas como Xiaomi ou Huawei, antes fiéis à Sony, usaram sensores Omnivision em seus dispositivos de última geração. De qualquer forma, a linha “Ultra” da Xiaomi ainda confia na Sony para sua câmera principal.
Talvez a mudança de estratégia reflita os planos da Apple de incorporar novas tecnologias de imagem e apenas a Samsung foi capaz de criar a tecnologia. Também é possível que a empresa esteja otimizando custos. Seja como for, mais detalhes poderão surgir no futuro.
OLHAR DIGITAL