Google inicia buscas com uso de IA, começando pelos Estados Unidos; gigante da tecnologia garante que há planos de ampliar as funcionalidades para outros países em breve.
O Gemini Google chegou para mudar a dinâmica de pesquisas no buscador do Google. A novidade foi anunciada no Google I/O 2024, conferência organizada anualmente na sede da empresa, em São Francisco (EUA), e utiliza inteligência artificial (IA) para responder às perguntas dos usuários. Agora, os internautas não precisarão ler os links apresentados nas pesquisas: bastará acompanhar o resumo feito pelo próprio Google com a tecnologia AI Overview. Após passar na fase de testes realizada no programa Search Labs, o recurso começou a ser disponibilizado nos Estados Unidos, mas há previsão de expansão para outros países em breve.
Entre as novidades da integração estão a possibilidade de fazer pesquisas com perguntas mais complexas e acionar a IA para organizar o resultado de busca com informações mais precisas. A seguir, saiba mais sobre a última atualização da plataforma de buscas do Google e conheça as novas funcionalidades.
IA no buscador do Google
As novidades apresentadas no Google I/O animaram os entusiastas de tecnologia e inteligência artificial, mas preocuparam quem trabalha com conteúdo para Internet (SEO). Isso porque, graças à tecnologia AI Overview, os usuários do Google não precisarão necessariamente clicar nos sites, já que o novo modelo de busca do Google vai gerar um resumo com IA compilando os principais resultados.
A novidade do Google para buscas já estava disponível para alguns consumidores da versão Beta do navegador. Agora, contudo, a tecnologia foi implantado de maneira padrão no Google Chrome para os usuários dos Estados Unidos. Em breve, o recurso deve chegar a outros países. Além do AI Overview, confira, a seguir, novidades da atualização do Google que em breve devem chegar ao Brasil.
O Google amplia as possibilidades de comando de pesquisa com o avanço da compreensão de vídeo do Gemini Google. Agora é possível pesquisar por meio de inputs visuais complexos, o recurso fornece respostas detalhadas e elementos úteis a partir de clipes audiovisuais. Em um de seus vídeos promocionais, o Google compartilhou um exemplo da habilidade da plataforma, ao diagnosticar problemas com um toca-discos. Bastou apenas o usuário filmar o equipamento e, em seguida, fazer uma pergunta ao buscador sobre seu funcionamento.
2. Circular para pesquisar
O novo recurso permite o usuário destacar, rabiscar e selecionar textos ou imagens na tela para pesquisar diretamente no Google, sem a necessidade de trocar de aplicativo. A seleção inteligente garante que apenas o conteúdo relevante na tela seja selecionado, oferecendo resultados mais precisos do que o Google Lens, por exemplo. A funcionalidade “Circule para Pesquisar” pode ajudar a descobrir mais detalhes sobre um produto, procurar o significado de uma palavra, buscar inspirações para viagens e comparar opções de restaurantes, por exemplo. Por enquanto, a novidade está disponível apenas nos aparelhos Pixel 8, Pixel 8 Pro e Samsung Galaxy S24.
3. Perguntas mais complexas
Com a integração do Gemini Google nas buscas, não será mais necessário pesquisas várias vezes para encontrar respostas mais precisas. Agora, o usuário poderá fazer perguntas abrangentes apenas uma vez. Em um exemplo divulgado pelo Google, a empresa demonstra a possibilidade de procurar por um estúdio de ioga ou pilates em uma determinada localidade sem haver necessidade de dividir a pergunta em várias consultas. Com apenas uma busca foi possível ver a avaliação dos estabelecimentos segundo os moradores da região e a proximidade da localização em relação ao deslocamento diário.
4. Página de resultados organizada por IA
Ao fazer uma pergunta na versão atualizada da plataforma, o usuário encontra não só a lista de resultados, mas, acima dessa relação, verá uma seção nova, na qual o Gemini Google organiza as informações disponíveis na web de maneira mais assertiva. Por meio desse sistema, o Google promete localizar as melhores respostas conforme os interesses dos internautas. Os resumos gerados com IA permitem explorar uma variedade maior de sites para responder perguntas mais complexas.
Com informações do Google