Google vai avisar se e-mail recebido no Gmail foi criptografado
Aviso será exibido se usuário enviar e-mail a provedor não criptografado. Google incluirá 2 GB ao Drive de quem fizer “check-up de segurança”.
O Google vai enviar a partir desta terça-feira (9) notificações aos usuários do Gmail que receberem e-mails de provedores de correio eletrônico que não oferecem criptografia. A ação faz parte do Dia da Internet Segura, que inclui ainda a oferta de incremento de 2 GB ao Drive de quem realizar um “check-up de segurança”.
“A gente espera que com esse tipo de conscientização mais provedores de e-mail passem a adotar essa modalidade de criptografia que já é padrão”, afirma Rodrigo Paiva, gerente de projeto da equipe de segurança do Google.
A notificação funcionará não só para a recepção mas também para o envio. O Google vai sinalizar no ato do despacho da mensagem se serviço de e-mail que o usuário está para acionar utiliza ou não o sistema TLS de criptografia.
Criptografia é um recurso de segurança que embaralha o conteúdo de uma mensagem, somente decifrada por quem possui uma chave secreta — no caso dos e-mails, o emissor e o receptor.
“A boa notícia é que a maior parte de provedores inclusive os mais populares já seguem o padrão da indústria. A nossa intenção é simplesmente deixar os usuários terem conhecimento de que as garantias que o Gmail oferece a eles, de privacidade e segurança, não podem ser garantidas devido a alguns provedores de e-mail não oferecerem criptografia”, comenta Paiva.
O Google também programou para esta terça o “check-up de segurança” dos usuários de seus serviços, não só o Gmail (Veja aqui). Aqueles que passarem pelas certificações de segurança da empresa receberão 2 GB adicionais à ferramenta de armazenamento Drive – com limite de 15 GB e usada para guardar arquivos do Gmail, do Photos e planilhas e textos.
Segundo Paiva, essa é “uma forma de motivar o check-up”, “um guia passo-a-passo para ajudar os usuários a verificar as opções de segurança de suas contas”.
Entre os itens a serem checados estão as opções para recuperar uma senha perdida e a listagem dos dispositivos que acessaram uma conta do Google.
Outro dos itens é a adição da verificação da conta em duas etapas – além da senha, é preciso informar um código enviado para um aparelho móvel cadastrado. “Não basta a senha, porque quando alguém quiser entrar na sua conta. O Google vai pedir algo mais”, explica Paiva.
Fonte: G 1