Zhanna compartilhava os seus hábitos alimentares com milhares de seguidores no Instagram
Uma popular influencer vegana, que seguia uma dieta de frutas exóticas, “morreu de fome e exaustão” aos 39 anos de idade.
Zhanna Samsonova, de nacionalidade russa, vivia no Sudeste Asiático onde, durante os últimos cinco anos, seguiu uma dieta vegana, composta por “frutas, rebentos de sementes de girassol, creme de fruta e sucos”.
A russa era bem conhecida na comunidade vegana, publicando sob o nome de Zhanna D’Art nas redes sociais. Na sua conta, seguida por milhares de pessoas, promovia uma dieta de alimentos crus.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Raw food Creation by Zhanna D’art (@rawveganfoodchef)
Segundo os seus amigos, os seus hábitos alimentares tornaram-se excessivamente restritivos nos últimos meses de vida, tendo a mulher morrido em 21 de julho por causa de uma “infecção do tipo cólera”, exacerbada pela “exaustão do corpo devido a uma dieta vegana”. Esta é, pelo menos, a versão compartilhada pela mãe de Zhanna.
Uma dieta de alimentos crus pode ter vários benefícios para a saúde, incluindo a perda de peso, uma melhor saúde cardiovascular e um menor risco de diabetes. Contudo, segundo a Healthline, se esta não for realizada de forma equilibrada, pode ter vários riscos, como deficiência em cálcio e vitamina D, essenciais para os ossos, baixos níveis de Vitamina B12, o que pode provocar anemia, lesões no sistema nervoso e infertilidade.
Apesar dos potenciais riscos da dieta de Samsonova, muitos dos seus seguidores recusam-se a acreditar que as suas escolhas alimentares tenham estado na origem da sua morte. Acreditam, ao invés, que os químicos presentes em algumas das frutas que comia em excesso é que teriam causado o óbito.
A causa oficial da morte de Zhanna ainda não foi determinada, uma vez que a sua família está tentando levar o seu corpo de volta para a Rússia.