Um empresário de Amambai que não teve a identidade divulgada, divulgou vaga de emprego rechaçando a participação de indígenas no processo seletivo para a vaga de auxiliar de comunicação visual. A atitude de cunho discriminatória provocou polêmica e o prefeito Edinaldo Luiz Bandeira emitiu nota de repúdio.
“Para homem maior de idade, dispenso indígenas para essa vaga”, dizia a publicação em uma rede social.
No perfil do Instagram, o prefeito destaca seu “profundo repúdio à empresa da cidade de Amambai que divulgou uma vaga de emprego excluindo explicitamente os indígenas”.
“Acreditamos na importância e na necessidade de promover a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos do nosso município, independentemente de sua etnia, origem ou qualquer outra característica individual. Portanto, repudiamos veementemente qualquer atitude discriminatória que atente contra a dignidade e os direitos humanos fundamentais”, disse ele ao início do texto.
Segundo o chefe do Executivo, da cidade com centenas de indígenas, a exclusão dos indígenas de uma vaga de emprego é um retrocesso inaceitável. “Em pleno século XXI, com a plena evolução da atual sociedade, não toleramos este tipo de comportamento discriminatório, que fere os princípios constitucionais de igualdade e respeito à diversidade”.
Segundo ele, a atitude não será tolerada na cidade. O prefeito reforçou que Amambai é conhecida pela diversidade e que o respeito é fundamental.
“Reforçamos que nosso município é reconhecido pela convivência harmoniosa entre diferentes etnias, e essa diversidade é um valor que deve ser preservado e estimulado em todos os âmbitos da sociedade. Repudiamos qualquer forma de preconceito e discriminação, e lutaremos incansavelmente para garantir que Amambai seja um lugar onde todos possam viver com dignidade e igualdade de oportunidades.”
CONTEUDOMS