De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), um avião cargueiro proveniente da Colômbia aterrissou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), trazendo uma carga de 50 toneladas de rosas destinadas a abastecer o mercado nacional para o Dia dos Namorados, comemorado na próxima segunda-feira (12). A carga foi importada por quatro empresas brasileiras e passou por inspeção da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) antes de ser autorizada a entrar no Brasil.
Devido à natureza perecível do produto, é necessário transportá-lo e armazená-lo em temperatura controlada de 2 a 8°C para garantir sua qualidade até a venda no varejo no dia 12 de junho. Ao desembarcar, as rosas colombianas foram colocadas em duas câmaras frias do terminal de cargas, e a fiscalização do produto exigiu uma operação especial para agilizar a liberação.
Foram mais de 36 horas dedicadas à conferência física e documental de toda a carga, uma vez que as rosas eram provenientes de diversos produtores, com diferentes tamanhos de haste e cores, especialmente a cor vermelha. “A equipe do Vigiagro realizou um trabalho minucioso de inspeção fitossanitária das rosas para garantir a ausência de pragas que poderiam prejudicar a agricultura nacional”, explicou Rita Lourenço, chefe do Vigiagro em Viracopos.
Após a inspeção, sem ameaças encontradas, a carga foi liberada para o transporte terrestre.
Douradosnews