E não é que o «esquema antifracasso», a princípio, não serviu para nada? Mesmo com a TV Globo mobilizando todos os esforços e intensificando a divulgação de «Terra e Paixão», a nova novela das nove não segurou o público que acompanhava a reta final de «Travessia», sua antecessora na faixa. Além de «patinar» na audiência, «Terra e Paixão» tem perdido quase diariamente para a novela das sete «Vai na Fé», conforme dados divulgados pelo Ibope. E esta situação embaraçosa a coloca como um problema para o canal, o oposto do que era esperado.

«Terra e Paixão» ainda é a grande aposta da emissora para o ano de 2023. Disposta a reerguer o horário nobre e fazer um fenômeno tal qual «Pantanal», a Globo investiu todas as fichas e muito dinheiro para a obra assinada por Walcyr Carrasco se consolidar como um sucesso. Mas, de início, o «esquema antifracasso» de divulgação massiva não fez o grande público se interessar pela história ambientada em terras sul-mato-grossenses.

Falando em números

Sua antecessora, Travessia», saiu de cena marcando audiência na casa dos 27 a 29 pontos. Em contrapartida, «Terra e Paixão» tem se arrastado pelos 23, perdendo até para a novela das sete «Vai na Fé». Os números são referentes à Grande São Paulo e servem como base para o principal mercado publicitário da Globo.

O fato de marcar um Ibope menor que «Vai na Fé» acende o sinal de alerta. Por isso, em apenas duas semanas no ar, «Terra e Paixão» já está dando a maior dor de cabeça para o canal. Em meio aos problemas de audiência, a emissora já começou a intensificar chamadas divulgando ainda mais a história e não para de promover a novela nos demais programas, estratégia comum adotada pela emissora quando a intenção é salvar um folhetim do fracasso. Mas nem sempre dá certo.

Novelas em MS: Se Pantanal ‘hitou’, Terra e Paixão ainda não pegou

A nova novela tem muitas semelhanças com o remake de «Pantanal», veiculado pela TV Globo em 2022: o maior deles é o fato das duas serem ambientadas e gravadas em Mato Grosso do Sul. Mas, a repercussão com o público daqui tem sido bem diferente.

Se em «Pantanal» tudo era mil maravilhas, «Terra e Paixão» mal começou e já é alvo das maiores críticas dos sul-mato-grossenses. Inclusive, em detalhes muito bem representados da cultura local, ponto no qual o remake de «Pantanal» (2022) pecou consideravelmente.

Desse modo, conforme apontado por internautas mais observadores, o comportamento de criticar até o que está bom traz à tona uma certa «birra» com a nova novela gravada no Estado. Entenda a treta:

Apaga que dá tempo?

Vale lembrar que «Terra e Paixão» tem bastante tempo para reverter a situação e o autor Walcyr Carrasco é mestre na arte de salvar suas novelas do fracasso. Prevista para sair de cena só em janeiro de 2024, a nova novela das nove tem muito chão pela frente e pode mudar as impressões tanto do público sul-mato-grossense, quanto dos brasileiros de forma geral.

Colunistas de TV apontam que, devido ao início problemático, Walcyr Carrasco já deve começar a mexer na trama nos próximos dias. Ele fez isso em outras histórias de sua autoria que começaram mal e as transformou em fenômenos inquestionáveis.

Será que em «Terra e Paixão» será diferente ou a fórmula do sucesso se repetirá? Enquanto ainda não há uma resposta para isso, nos bastidores, o autor da próxima novela das nove está arrumando confusão por causa da atual.

midiamax