A hipertensão arterial e os níveis elevados de gordura no sangue são as principais causas que podem levar a doenças cardiovasculares. Muitas vezes, os sinais dessas doenças podem não ser facilmente detectados e podem ser confundidos com outras condições. É importante estar atento.
No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis pela maioria das mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 300 mil pessoas sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) anualmente, com uma taxa de mortalidade de 30% nesses casos. Estima-se que até 2040 haverá um aumento de até 250% nesses eventos no país.
“Uma doença cardiovascular pode afetar todo o sistema vascular e até causar um AVC”, revela o cardiologista Laurence Sperling ao site Woman’s World. Pressão e aperto no peito são alguns dos sinais mais evidentes.
Um ataque cardíaco pode ocorrer de forma repentina e levar à falta de fluxo sanguíneo para o cérebro. Nesse caso, alguns dos sintomas incluem dormência no rosto, perna ou braço de um dos lados do corpo, bem como problemas de visão.
O inchaço nos pés e tornozelos também pode ser um sinal de algum problema. Falta de ar, inchaço nas pernas e fadiga incomum são outros pontos que devem ser considerados.
Além de estar atento a esses sintomas, é importante fazer consultas médicas regularmente e realizar exames para evitar surpresas indesejadas.