Traços de personalidade que indicam um QI alto! Será que você tem algum deles?

Traços de personalidade que indicam um QI alto! Será que você tem algum deles? –

Quando pensamos em pessoas muito inteligentes geralmente lembramos de intelectuais, nerds, indivíduos tímidos que estudam muito e fãs de séries de ficção científica, filmes de heróis e quadrinhos, certo? Mas, de acordo com a ciência, quem tem o QI alto pode apresentar outros traços surpreendentes de personalidade, que fogem desses estereótipos. Curioso para saber?

Empatia –

Por um bom tempo, os especialistas consideraram o QI (quociente de inteligência) e a inteligência emocional como coisas separadas, e tornou-se um estereótipo que as pessoas inteligentes não tinham habilidades sociais. Porém, pesquisas mais recentes mostraram que pessoas com QI alto também demonstram QE (quociente emocional) alto, especificamente na parte relacionada à empatia.

Empatia –

Pessoas altamente inteligentes são boas em se conectar com as necessidades e sentimentos dos outros e agir de maneira sensível a essas necessidades. Elas geralmente estão muito interessadas em aprender mais sobre o outro.

O filho mais velho –

Essa é apenas uma teoria, mas certamente causa ainda mais rivalidade entre irmãos, é o estudo do Instituto de Saúde Ocupacional da Noruega que sugere que as crianças mais velhas são geralmente as mais inteligentes. Não por causa de seus genes, mas por causa de como eles são criados.

Ler muito –

Esse parece óbvio, mas muitas pessoas inteligentes gostam de ler. Além disso, foi comprovado que a leitura em si aumenta a inteligência.

Modéstia –

O efeito Dunning-Kruger começou com a descoberta de que os alunos mais eficientes subestimavam sua competência porque achavam as tarefas fáceis, enquanto estudantes com um QI menor superestimavam sua competência

Palavrões – Existe um equívoco comum de que as pessoas que falam palavrões têm um vocabulário limitado. No entanto, estudos demonstraram que os palavrões podem mostrar um uso mais inteligente da linguagem como um recurso adicional que uma pessoa articulada pode usar para maximizar a eficácia da comunicação.

Autocontrole – Estudos mostram que pessoas com QI mais alto controlam melhor os impulsos, geralmente com um melhor senso de planejamento, objetivos e premeditação.

Autocontrole –

Um experimento publicado no Psychological Science ofereceu aos grupos de teste duas opções: uma com resultados menores, mas imediatos, ou um prêmio maior e mais para frente. Os participantes com maior pontuação no QI optaram por esperar, apresentando maior comedimento e autocontrole.

Curiosidade –

Uma curiosidade insaciável está ligada a um QI alto, o que faz sentido porque se alinha à paixão pelo aprendizado.

Se sentir confortável sozinho – Os introvertidos se alegram! Um estudo de 2016 publicado no British Journal of Psychology sugere que pessoas mais inteligentes tendem a obter menos satisfação do que a maioria das pessoas em socializar. Eles apreciam sua solidão.